quarta-feira, 10 de julho de 2024

Iguatu poderá ter a primeira UBS Veterinária do interior do Ceará

Atualmente, estima-se que metade das famílias cearenses possuem animais domésticos e, na maioria dos lares, os bichinhos são considerados como filhos para os “pais de pet”

Com o objetivo de oferecer atendimento veterinário gratuito e ações de cuidado para garantir o bem-estar dos animais domésticos e de rua, o pré-candidato a prefeito de Iguatu, Ilo Neto, traz em seu plano de governo a proposta de criação da primeira Unidade Básica de Saúde Veterinária (UBS PET) de Iguatu.
“A UBS PET será um equipamento público que irá oferecer cuidado integral para a saúde dos animais domésticos e de rua, com a realização de atendimento veterinário ambulatorial como consultas, exames e vacinas. Para isso, deverá contar com consultórios, centro cirúrgico, sala de coleta e recepção para triagem. Dessa forma, Iguatu será o primeiro município do Ceará a implantar essa estrutura”.
A iniciativa representa uma inovação para o interior do Estado, com um projeto de promoção e conscientização dos cuidados veterinários essenciais, principalmente para a população que não possui recursos financeiros para arcar com os custos da saúde em clínicas e hospitais veterinários particulares.
Atualmente, estima-se que metade das famílias cearenses possuem animais domésticos e, na maioria dos lares, os bichinhos são considerados como filhos para os “pais de pet”. E assim como os seres humanos, os animais também precisam de cuidados de saúde o que significam despesas consideráveis para os tutores.
Além disso, o Ceará também vivencia um cenário alarmante de animais em situação de rua, de acordo com a Secretaria de Proteção Animal, até o primeiro trimestre deste ano, foram identificados cerca de 439 mil animais abandonados em todo o Estado.

“Nosso compromisso é que a UBS PET de Iguatu não apenas ofereça atendimento veterinário gratuito, mas também desempenhe um papel importante na educação da população sobre posse responsável de animais, controle populacional através da castração, vacinação em massa, e na identificação e combate a doenças que afetam animais e podem ter impactos na saúde pública local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário