quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Pela primeira vez - Dia da Consciência Negra é feriado no Ceará

 Data celebra Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Zumbi dos Palmares foi um importante símbolo de resistência contra o racismo e a escravidão

Pela primeira vez, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra é considerado feriado no Ceará. A data, celebrada no dia 20 de novembro, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e relembra sua memória importante. Feriado foi instituído como nacional em dezembro de 2023, por meio da Lei nº 14.759, sancionada pelo presidente Lula. Em 2011, a então presidente da República, Dilma Rousseff, assinou a Lei nº 12.519, que garantiu que a data fosse comemorada todo dia 20 de novembro. Porém, sem que entrasse oficialmente no calendário nacional.

Zumbi dos Palmares - Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses, no século XVII.
Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, entre 1678 e 1694, e acabou sendo emboscado e morto pelos portugueses, em 1695.
Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil: o Quilombo dos Palmares. Zumbi é enxergado por muitos, hoje, como um dos símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil colonial. Foi morto no dia 20 de novembro de 1695, depois que seu esconderijo foi denunciado.

Vida de Zumbi dos Palmares - Sabe-se muito pouco sobre a vida de Zumbi. No entanto, a pesquisa histórica procura desembaraçar algumas informações a respeito da biografia dessa grande personalidade brasileira. As profundas lacunas a respeito da vida de Zumbi estão em torno de sua vida pessoal.
Nesse relato, afirma que Zumbi havia nascido livre em Palmares, e acredita-se que tenha sido capturado, quando tinha por volta de sete anos, e entregue como escravo a um padre chamado Antônio Melo. Uma vez escravizado, recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar Português e Latim. Aos 15 anos, teria fugido e retornado a Palmares, onde se tornou em um importante comandante militar dos palmarinos.
Outra coisa que não se sabe é se Zumbi teve esposa e filhos, apesar de existir uma carta escrita pelo rei português D. Pedro II para Zumbi sugerindo que este os tinha.
Nessa carta, D. Pedro II oferece perdão a Zumbi pelas ações por ele realizadas contra colonos portugueses, e o rei oferece o perdão, desde que Zumbi aceite ser seu súdito.
De toda forma, sabemos que Zumbi nasceu de fato no Quilombo dos Palmares em 1655. Sabemos também que Zumbi era um general do Quilombo dos Palmares.

Morte de Zumbi dos Palmares - Durante muito tempo, acreditou-se que ele teria cometido suicídio, mas foi comprovado por estudos feitos nas últimas décadas que ele fugiu. Nesse sentido, Zumbi viveu durante cerca de um ano e meio embrenhado no mato e sobrevivendo de pequenos ataques realizados por ele e seus companheiros sobreviventes.
Em 1695, ele teve seu esconderijo denunciado por um de seus companheiros, chamado Antônio Soares, que foi capturado e torturado. Zumbi então foi emboscado e morto. Ele teve sua mão cortada e sua cabeça foi decepada, salgada e levada para Recife, onde ficou em exposição em praça pública.
A morte de Zumbi aconteceu no dia 20 de novembro de 1695, e, no século XX, Zumbi tornou-se um grande símbolo de resistência em determinados grupos políticos. Essa apropriação de sua história fez com que o dia de sua morte fosse convertido no Dia da Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário