quinta-feira, 28 de novembro de 2024

POLICLÍNICA - Eleição para a Presidência do Consórcio da 18ª Região de Saúde marcada para o dia 10

Nos bastidores o nome mais cotado para assumir a presidência do consórcio é o de Gildecarlos Pinheiro, prefeito reeleito com 60,57% dos votos válidos

Data da eleição marcada para 10 de Dezembro

A eleição para a presidência do Consórcio Público de Saúde da 18ª Região de Saúde, que abrange os municípios de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro, está agendada para o dia 10 de dezembro de 2024. A antecipação do pleito gerou polêmica entre os prefeitos eleitos, que defendem que a eleição ocorra apenas após a posse, em janeiro de 2025.

Controvérsia sobre a antecipação da eleição - A situação na 18ª Região de Saúde se assemelha a um episódio ocorrido na região de Sobral, onde alguns prefeitos ainda em exercício de mandato tentaram evitar a antecipação das eleições do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS). A Justiça não acatou o pedido e deu ganho de causa aos prefeitos em exercício, permitindo a realização do pleito antes da posse dos novos gestores municipais. A justiça entendeu que a convocação da Assembleia Geral e a eleição do novo presidente do consórcio não violavam a legislação, uma vez que a entidade precisava garantir sua representação e evitar que ficasse sem liderança.

Manutenção da data e possível novo presidente - Enquanto isso, a eleição na 18ª Região de Saúde segue confirmada para o dia 10 de dezembro, com os prefeitos atuais, liderados por Marcondes Ferraz, presidente do consórcio, mantendo a data. A disputa está entre o prefeito reeleito Adil Jr. (PSB) de Quixelô, que tem o apoio do deputado estadual, Marcos Sobreira (PSB), e Gildecarlos Pinheiro, do PSB, reeleito prefeito de Irapuan Pinheiro, apoiado pelo deputado Agenor Neto (MDB). Nos bastidores o nome mais cotado para assumir a presidência do consórcio é o de Gildecarlos Pinheiro, prefeito reeleito com 60,57% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário