quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL - Homem é preso pela PF no CE suspeito de compartilhar pornografia infantil na dark web

 As investigações revelaram que o suspeito, sempre se utilizando de pseudônimo, participava de fóruns da dark web voltados ao compartilhamento de conteúdo ilegal e ao aliciamento de menores para práticas criminosas

Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), suspeito de atuar em fóruns da chamada dark web, compartilhando pornografia infantil. Conforme a investigação, o criminoso atua há cerca de nove anos nesses fóruns. Também há indícios de que ele tenha praticado estupro de vulnerável.
A chamada dark web é uma parte da internet que não é acessível para leigos, difícil de monitorar e bastante usada para atividades ilegais. A atuação do homem foi identificada a partir de uma investigação internacional, com participação da unidade americana Homeland Security Investigations, e da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
Além do mandado de prisão preventiva, cumprido contra o investigado, a PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão, ambos expedidos pela Justiça Federal. As investigações continuam com a análise do material apreendido, com o objetivo de confirmar a participação do indivíduo nos crimes e identificar possíveis outras vítimas ou envolvidos.
As ações são tocadas no âmbito da Operação Pureza Roubada II, deflagrada na manhã desta quarta-feira (8).
O investigado poderá responder pelos crimes de estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), produção de conteúdo sexual infantil (artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), oferta e divulgação de conteúdo sexual infantil (artigo 241-A do ECA) e posse de conteúdo sexual infantil (artigo 241-B do ECA). As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão, sem prejuízo de outras imputações que possam surgir com o avanço das investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário