segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Para evitar os riscos em períodos chuvosos, Defesa Civil realiza monitoramento de riscos e prevenção para as chuvas no Ceará

Em casos de emergência, o órgão orienta que a população ligue imediatamente para o número 193.

Para garantir a segurança e o acolhimento dos cearenses na quadra chuvosa, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil manteve atuação em diferentes frentes, combinando respostas emergenciais, monitoramento de riscos e prevenção para minimizar os impactos das fortes chuvas no Estado. Na última semana, o órgão esteve presente em diferentes municípios cearenses realizando vistorias técnicas e ações emergenciais.
Na última terça-feira (18), uma ação emergencial ocorreu no município de Ararendá, onde um bloco rochoso ameaçava desabar devido às fortes chuvas na região. A Cedec, em parceria com a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) do Governo do Ceará, realizou a retirada do bloco rochoso para prevenir possíveis danos à população e à rodovia estadual que liga Ararendá ao município de Poranga. 

Já na quarta-feira (19), a Defesa Civil acompanhou ocorrências causadas pelas chuvas nos municípios de Aquiraz e Maracanaú, ambos na Região Metropolitana de Fortaleza. No município de Aquiraz, foram registrados alagamentos, deslizamentos e danos estruturais, exigindo a presença da Cedec para avaliação de áreas de risco. Durante as chuvas, um ônibus ficou ilhado no bairro Centro. A Defesa Civil acionou as equipes de salvamento do CBMCE, que realizaram o resgate das vítimas com segurança. Em Maracanaú, parte do teto da igreja matriz desabou, deixando uma pessoa ferida. A Defesa Civil e equipes de salvamento do CBMCE também atuaram na ocorrência.

Na última semana, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou uma revisão estratégica das ocorrências e planejamentos, avaliando cenários e ajustando protocolos para os próximos dias. Em casos de emergência, o órgão orienta que a população ligue imediatamente para o número 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário