quarta-feira, 12 de março de 2025

Ceará registra 3 mortes por meningite e mais de 30 casos neste ano - Veja sintomas e formas de prevenção

Especialistas defendem a imunização para evitar formas graves e mortes pela doença e apontam adolescentes como público transmissor importante

Doença causa inflamação das meninges, como são chamadas as membranas envolta do cérebro, sendo causada por bactérias e vírus

Com pescoço rígido, febre e dor de cabeça como os principais sintomas, a meningite causou três mortes e 34 casos, nos dois primeiros meses de 2025, conforme o monitoramento feito pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Planilha de Notificação Semanal (PNS). A doença é prevenível por vacina e as doses estão disponíveis em postos de saúde por todo o Estado.
Os dados são até a semana epidemiológica 9 - com base no cronograma usado pelo Ministério da Saúde (MS) - referente ao período de 29 de dezembro de 2024 até ao dia 1º de março deste ano.
Essa doença acontece com uma inflamação das meninges, como são chamadas as membranas envolta do cérebro, sendo causada por bactérias e vírus, principalmente, conforme o MS. Já a meningite meningocócica é causada especificamente pela bactéria meningococo, mas nenhum registro desse tipo foi feito neste ano.
Em relação às outras meningites, com 19 casos, a capital cearense registra a maioria das confirmações no Estado e os três óbitos notificados até o momento. Sobral, na Região Norte, registrou três casos e Redenção, no Maciço de Baturité, dois diagnósticos.
Caucaia também tem dois casos registrados de meningite. Além disso, pelo menos, um caso da doença foi confirmado nas cidades de Barreira, Pacoti, Boa Viagem, Canindé, Ipu, Irauçuba, Marco e Cascavel.

Vacinação é a principal estratégia para evitar meningite

Transmissão - As crianças menores de 5 anos são mais suscetíveis à meningite, mas a doença pode ser contraída em qualquer idade. A transmissão acontece pelo doente pela fala, tosse, espirros e beijos, por exemplo. No caso da bactéria meningococo, nem todos ficam doentes após a contaminação, porque o organismo se defende por meio de anticorpos.

Sintomas da meningite

Febre alta

Dor forte de cabeça

Vômitos

Rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça)

Manchas vinhosas na pele

Desânimo ou moleza

Como evitar a meningite - Como a doença pode ser causada por agentes infecciosos, a prevenção da meningite também é múltipla, sendo a vacinação a principal estratégia.
As vacinas contra a meningite estão disponíveis nos postos de saúde em todos os municípios do Ceará, com doses aplicáveis já no nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário