segunda-feira, 3 de março de 2025

Ceará tem 13 açudes sangrando - 5 deles atingiram 100% no Carnaval

Após chuvas no fim de semana, açudes monitorados pela Cogerh atingiram capacidade máxima e sangraram

Ceará tem 13 açudes sangrando até essa segunda-feira

Cinco novos açudes cearenses atingiram capacidade máxima e sangraram durante o período de Carnaval. Segundo o portal hidrológico do Ceará, mantido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), reservatórios em Itapajé, Maranguape, Santana do Acaraú, Massapê e Tamboril verteram entre os dias 2 e 3 de março.
Ainda segundo o órgão, as chuvas dos últimos dias aumentaram a capacidade dos reservatórios cearenses e, além dos 13 sangrando, existem outros 17 com volume acima de 90% mas abaixo da cota de sangria.
O maior reservatório a sangrar neste feriado foi o de Acaraú Mirim, localizado na bacia do Rio Acaraú, em Massapê.
Número de açudes próximos da capacidade máxima chega a 17. Entre os reservatórios que apresentam volume um pouco abaixo do máximo está a barragem do Rio Aracoiaba, um dos reservatórios com maior capacidade da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Cogerh, ele está a 91,55% da capacidade. Situação similar ocorre no Açude Pacajus, que está com 90,4%.                    

2025 no último dia 25/2

O sistema de monitoramento revela que, dos 157 reservatórios avaliados pela Cogerh, o volume médio ocupado é de 45,1%. O Médio Jaguaribe é a microrregião com o maior volume de água disponível nos reservatórios, mas ainda com ocupação média de 28,2% da capacidade dos açudes.      
Já a microrregião com a situação mais desafiadora neste início de março é a dos Sertões de Crateús, com apenas 15,8% da capacidade ocupada. Segundo a Cogerh, 31 dos açudes monitorados estão com volume inferior a 30%.  

Reservatórios cearenses que "sangraram" até agora

Sangraram no Carnaval

Itapajé, em Itapajé

Maranguapinho, em Maranguape

Acaraú Mirim, em Massapê

Riacho São Vicente, em Santana do Acaraú

Sucesso, em Tamboril

Demais açudes que já haviam sangrado

Jenipapo, em Meruoca

Rio Quandú, em Itapipoca

Arrebita, em Forquilha

Germinal, em Pacoti

Gerardo Atimbone, em Sobral

Caldeirões (Rio Jaguaribe), em Saboeiro

São Pedro Timbaúba, em Miraíma

Forquilha, em Forquilha

Fonte: Portal Hidrológico do Ceará/Cogerh

Nenhum comentário:

Postar um comentário