segunda-feira, 21 de abril de 2025

Saiba quem é o único cardeal brasileiro que não poderá escolher o novo papa e o motivo

O País tem oito cardeais, mas apenas um não está apto a participar do conclave.

Dom Raymundo Damasceno Assis não poderá votar no novo conclave devido à idade

Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21), um novo conclave se aproxima para definir quem será o líder da Igreja Católica pelos próximos anos.
Dos oito cardeais brasileiros, apenas um não poderá participar da votação: Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, em São Paulo.
Dom Raymundo será o único do País a não contribuir no conclave devido à idade. Isso porque a Constituição Apostólica do Vaticano estabeleceu que os cardeais deixam de votar a partir dos 80 anos e ele já tem 88.
No entanto, o religioso ainda será convidado a integrar o Colégio de Cardeais - grupo que é responsável por discutir os assuntos inadiáveis da Igreja Católica até a escolha do novo pontífice.

Quem são os cardeais do Brasil aptos a participar do conclave

Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, 65 anos

Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos

Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos

Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos

Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos

João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos

Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário