terça-feira, 27 de maio de 2025

Governo visitará obras da transposição do Rio São Francisco no Ceará e em outros três estados

 O projeto de transposição do Rio São Francisco foi iniciado em 2007

Uma comitiva denominada “Caminho das Águas”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, iniciou uma série de vistorias e visitas técnicas a obras da Transposição do Rio São Francisco, em municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As visitas devem durar cerca de quatro semanas.
No último domingo (25), o ministro Waldez Góes esteve na Estação de Bombeamento 1, em Cabrobó (PE), ponto onde começa a captação das águas do rio para a transposição no eixo norte. A obra foi concluída em 2015 e deve passar por melhorias. Atualmente, o local conta com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de quase 25 metros cúbicos por segundo, e passará por duplicação.
A ordem de serviço para o início das obras dessa e de outras duas estações de bombeamento será assinada nesta quarta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará no município de Salgueiro, em Pernambuco.
Outra parada da comitiva foi para conhecer a Barragem da Serra do Livramento, que tem capacidade máxima de quase 19 milhões de metros cúbicos.

TRANSPOSIÇÃO - O projeto de transposição do Rio São Francisco foi iniciado em 2007. Atualmente é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e Leste, com 217. Já recebeu investimentos de R$ 12 bilhões quando se incluem seus sistemas complementares de distribuição dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário