quarta-feira, 14 de maio de 2025

Justiça Eleitoral pode decidir por novas eleições em oito municípios cearenses para acontecer ainda este ano

 A maior parte dos processos contra os eleitos no ano passado, foi por abuso de poder político e econômico

Dia 6 de julho, foi a data determinada pela Justiça Eleitoral, para a população de Senador Sá escolher uma nova chapa que substituirá Bel Júnior (PP) e Profª. Maria (PP) na Prefeitura. Mais sete municípios cearenses também pode passar por novas eleições neste ano de 2025, são eles: Abaiara, Santa Quitéria, Choró, Potiretama, Barbalha, Aurora e Barroquinha.
A maior parte dos processos contra os eleitos no ano passado, foi por abuso de poder político e econômico. No caso da cassação de Bel Júnior e Profª. Maria, além da inelegibilidade do primeiro, foi confirmada pelo TRE-CE no fim de abril, pelos motivos citados acima. Enquadrado como showmício, os políticos realizaram a “Cavalgada do Bel”, evento que teria sido distribuído brindes a eleitores com recursos públicos.
Segundo o Código Eleitoral, caso a Justiça decida pela cassação do registro ou diploma, será convocada uma eleição suplementar. Não sendo necessário decisão em última instância para que a eleição direta seja realizada.
Ocorrendo sempre no primeiro domingo de cada mês, de acordo com o calendário fixado pelo TSE, os próximos pleitos podem acontecer nas seguintes datas: 8 de junho; 6 de julho; 3 de agosto; 14 de setembro; 5 de outubro; 9 de novembro; e 7 de dezembro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário