terça-feira, 13 de maio de 2025

Pecando no setor de saúde, emprego e renda, Quixelô, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira são apontadas como as piores cidades do Ceará

 No pilar emprego e renda Quixelô apresenta a pior nota entre os três 

Cidade de Quixelô

Dados divulgados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que usa como base o ano de 2023, mostram que as cidades de Quixelô, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira apresentam o menor desenvolvimento socioeconômico do Ceará.
Um dos motivos que fez as cidades serem apontadas como as piores em desenvolvimento socioeconômico, foram os pilares da saúde, emprego e renda. No pilar da saúde, os três aparecem com um desenvolvimento baixo, mas é no pilar emprego e renda que a avaliação apontou um resultado crítico, sendo que Quixelô apresenta a pior nota entre os três (0,3006).
O estudo é composto pelos indicadores de emprego e renda, saúde e educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. Através dessa pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores. O estudo permite, ainda, avaliação absoluta por município e ano e comparações entre cidades e anos anteriores.
O que salvou as cidades de estarem em situação crítica foi o pilar da educação, com resultados que as colocaria na posição de moderados, com notas entre 0,65 e 0,62. Aliás, foi este o quesito que fez a diferença para o Ceará não ter nenhum município em estado crítico de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário