terça-feira, 26 de agosto de 2025

Saiba o que a Transnordestina vai transportar quando estiver em operação

A Transnordestina contará com uma série de pátios intermodais, com o objetivo de organizar a concentração e o despacho das cargas

A Transnordestina irá transportar grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério e outros itens para 53 municípios nordestinos. Com 1.206 quilômetros (km) de extensão em linha principal, a ferrovia parte de Eliseu Martins, no Piauí, e segue em direção ao Porto do Pecém, no Ceará, onde a obra contempla 28 municípios e apresenta 608 km. A expectativa é que o projeto favoreça a integração da produção e o desenvolvimento dos negócios locais, além de dinamizar a economia do Nordeste e projetar o Brasil para mercados mundiais.
Segundo a coordenação do Núcleo de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a ferrovia deve promover um aumento anual de cerca de 400 navios no Porto do Pecém.
A Transnordestina contará com uma série de pátios intermodais, com o objetivo de organizar a concentração e o despacho das cargas. Confira, a seguir, onde estarão localizadas essas estruturas e as principais mercadorias movimentadas, segundo estudos técnicos e econômicos de especialistas pelo traçado da ferrovia:

Eliseu Martin (PI): grande polo de minérios.

Simplício Mendes (PI): encontra a rodovia BR-020 e concentra cargas de grãos, soja, milho e algodão.

Trindade (PE): divisa com o Piauí, também é uma zona de grãos, além de fruticultura.

Salgueiro (PE): divisa com o Ceará, apresenta grande movimentação de minérios.

Missão Velha (CE): concentra a vocação agrícola e industrial da região do Crajubar, como fruticultura.

Iguatu (CE): outro grande polo econômico do interior do Ceará, também agrega, além do agronegócio, o setor de rações, por ser uma bacia leiteira importante.

Quixeramobim (CE): uma das bacias leiteiras cearenses, apresenta um grande polo de rações, grãos, milho e soja.

Baturité (CE): polo econômico da região do Maciço, com vocação para grãos e fruticultura.

Maranguape (CE): Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), inclui a maior parte do parque industrial cearense, assim como pontos fundamentais de origem e destino das rodovias federais estruturantes do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário