domingo, 7 de setembro de 2025

Carlo Acutis é canonizado no Vaticano e se torna o 1º santo da geração millennial

Jovem morreu aos 15 anos e ganhou destaque ao evangelizar pela internet - Esta foi a primeira canonização feita pelo papa Leão XIV.

Quem é Carlo Acutis, o padroeiro da internet, canonizado por Papa Leão XIV

O papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, conhecido agora como o primeiro santo da geração millennial, em cerimônia no Vaticano neste domingo (7).
Esta foi também a primeira cerimônia de santificação conduzida pelo pontífice, eleito para o posto mais alto da Igreja Católica em maio. Segundo estimativas do Vaticano, mais de 80 mil pessoas acompanharam à missa na Praça de São Pedro.
Na mesma cerimônia, o papa canonizou Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.
Na abertura do evento, Leão XIV disse que Acutis e Frassati eram exemplos de santidade e de auxílio aos necessitados.
Segundo o Vaticano, 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres se inscreveram para celebrar a missa ao lado de Leão XIV, em um sinal do enorme apelo dos novos santos tanto para a hierarquia quanto para os fiéis comuns.
Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS).

Quem foi Carlo Acutis - Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.
Além da igreja, Carlo Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.

Milagre no Brasil - Após a morte de Carlo Acutis, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano.
Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário