segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Justiça manda isolar presos após recusa por atendimentos em tentativa de rebelião em presídios no Ceará

Internos negaram kits de higiene, participação em atividades de trabalho, educação e artesanato e atendimento médico e jurídico em tentativa de desobediência nas unidades.

Isolamento disciplinar acontece após tentativa de desobediência coletiva de faccionados nos presídios

A Justiça do Ceará determinou o isolamento disciplinar de internos membros das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) encarcerados em seis presídios localizados em Itaitinga, Aquiraz e em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A decisão da Corregedoria de Presídios de Fortaleza, proferida no sábado, 13, acontece após os detentos recusarem o recebimento de kits de higiene, bem como a participação em programas de trabalho, educação e artesanato em tentativa de “desobediência coletiva” – rebelião.
O Poder Judiciário também determinou a suspensão das visitas nas unidades prisionais. A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) emitiu um comunicado aos familiares informando sobre a decisão. As medidas acontecem também a pedido do órgão penitenciário à Justiça. Um ofício da SAP, encaminhado à Corregedoria dos Presídios, informa que a medida decorre da deflagração de movimento de desobediência coletiva, aparentemente comandado por lideranças de organizações criminosas, “circunstância que fragiliza a segurança interna e compromete a rotina prisional”.
De acordo com o Ministério Público do Ceará (MPCE), a resistência dos internos teve início em agosto deste ano, inicialmente entre integrantes da facção Comando Vermelho. Posteriormente, membros da facção Guardiões do Estado aderiram às ações de resistência, alcançando diferentes alas das unidades indicadas. Diante desse cenário, o órgão ministerial, a favor da solicitação da SAP, manifestou-se favorável ao deferimento do pedido de isolamento preventivo e suspensão das visitas. A decisão judicial afirma que as circunstâncias vêm comprometendo a ordem, a disciplina e a segurança das unidades prisionais.

Confira as unidades e alas com visitas suspensas e aplicação de isolamento

Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (UP-Itaitinga I)

Bloco 2 – Alas F, G, H e Alas A, B, C, D.

Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga II)

Bloco 2 – Ala E e Ala B.

Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga III)

Bloco 1 – Alas A, B, C e D.

Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz)

Bloco 1 – Alas F e I.

Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UP-POO II)

Bloco 1 – Ala B.

Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia)

Bloco 1 – Ala B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário