sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

'Franquia de agiotagem' - Colombianos alvos de operação no PI, MA e CE cobravam juros de até 30% ao dia

Nesta quinta-feira na segunda fase da Operação Macondo, 14 pessoas foram presas - Nove seguem foragidas.

Suspeitos de esquema milionário de agiotagem são presos em operação no PI, MA e CE

Os suspeitos de participar de um esquema milionário de agiotagem, presos durante a segunda fase da Operação Macondo, são colombianos e ameaçavam as vítimas e cobravam juros de até 30% ao dia, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Nesta quinta-feira (5), 15 pessoas foram presas.
As investigações apontam que o grupo funcionava como uma espécie de franquia criminosa, com divisão de tarefas e envio do dinheiro arrecadado para um líder. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 milhão nas contas dos investigados, para congelar bens e quantias que possam ter origem na agiotagem.
Entre as prisões, 13 ocorreram em Teresina e cidades do Norte e Sul do Piauí, e uma em Petrolina (PE). Além das prisões, as forças de segurança cumpriram 27 mandados de busca e apreensão contra os investigados em Teresina, Campo Maior, Esperantina, Floriano, Oeiras, Amarante, Picos, Timon (MA) e Tianguá (CE).
As prisões fazem parte da Operação Macondo, realizada em 2025 contra colombianos e venezuelanos acusados de cobrar dívidas com juros de mais de 30%. Eles distribuíam panfletos oferecendo empréstimos e exigiam o pagamento de multas diárias de até R$ 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário