sábado, 13 de setembro de 2025

Na estreia de Martín Palermo, Fortaleza vence Vitória-BA na Arena Castelão pela Série A

    A partida ocorreu neste sábado pela 23ª rodada do Brasileirão

Na estreia do técnico argentino Martín Palermo, o Fortaleza venceu o Vitória-BA por 2 a 0, neste sábado (13), na Arena Castelão, pela 23ª rodada da Série A. O resultado foi obtido com gols de Breno Lopes e Bruno Pacheco, cada tento em um tempo, encerrando então a sequência de oito jogos sem triunfos na atual temporada.
Apesar do placar, o time cearense segue em situação difícil, ainda na vice-lanterna, agora com 18 pontos. De forma momentânea, reduziu a distância para o Santos, o primeiro fora da zona de rebaixamento, para quatro. Enquanto isso, o rubro-negro baiano também permanece no Z-4 da tabela de classificação, em 17º, com 22.
O próximo compromisso tricolor no Brasileirão é sábado (20), quando enfrenta o Palmeiras, às 21h, no Allianz Parque. Já o Vitória-BA encara o Fluminense no Barradão/BA no mesmo dia, às 16h.

Pesquisa Datafolha - 50% apoiam prisão de Bolsonaro > 43% são contrários

 Levantamento foi feito com 2.005 eleitores no início desta semana em 113 cidades do país - A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (13) mostra que 50% dos entrevistados se posicionaram a favor da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 43% dos ouvidos se manifestaram contra. Outros 7% não souberam responder.
O instituto ouviu 2.005 eleitores entre a segunda-feira (8) e terça-feira (9) desta semana, em 113 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a pena de 27 anos e três meses, em regime inicial fechado, para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista. O julgamento começou na segunda-feira (8).

Desses 27 anos e 3 meses - 24 anos e 9 meses são de reclusão (ou seja, pena para crimes que preveem regime fechado)

2 anos e 6 meses são de detenção (pena para crimes de regime semiaberto ou aberto).

Como a pena total é superior a 8 anos, Bolsonaro terá que começar a cumpri-la em regime fechado.

A prisão não é imediata - Os advogados podem apresentar recursos, que precisam ser analisados pelo STF antes do cumprimento das penas.
Atualmente, o ex-presidente está preso preventivamente em regime domiciliar por descumprimento de medidas judiciais impostas por Moraes.

Condenação inédita - Em um ato inédito na história do país, a Primeira Turma do STF decidiu condenar o ex-presidente por cinco crimes no contexto da trama que ele liderou para tentar se manter no poder.

Veja as penas por cada crime pelo qual Bolsonaro foi condenado

Organização criminosa - 7 anos e 7 meses.

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito - 6 anos e 6 meses.

Golpe de Estado - 8 anos e 2 meses.

Dano qualificado - 2 anos e 6 meses.

Deterioração de Patrimônio - 2 anos e 6 meses.

Total - 27 anos e 3 meses, 124 dias-multa, cada um no valor de dois salários mínimos.

Empresários, auditor e 'laranjas' acusados de formar quadrilha que movimentou R$ 1 bilhão no Ceará são condenados

    Somadas, as penas dos réus ultrapassam 155 anos de prisão

Parte do dinheiro localizado pelos policiais civis em poder dos suspeitos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Estadual estava em moedas estrangeiras, como dólar e euro

Empresários, um auditor fiscal e 'laranjas' acusados de participar de um esquema fraudulento que movimentou mais de R$ 1 bilhão no Ceará foram condenados na Justiça Estadual. Somadas, as penas dos réus da quadrilha alvo da 'Operação Dissimulare', em 2017, ultrapassam os 155 anos de prisão.
A sentença proferida pelos juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas condena o grupo de 17 denunciados por crimes, como, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Para o auditor fiscal Antônio Alves Brasil, os magistrados também decretaram a perda do cargo público da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz).

SAIBA QUEM SÃO OS CONDENADOS E QUAIS AS PENAS

Antonio Alves Brasil - Pena de 12 (doze) anos e 03 (três) meses de reclusão, em regime fechado.

Jovilson Coutinho Carvalho - Pena de 19 (dezenove) anos, 11 (onze) meses e 25 (vinte e cinco) dias de reclusão, em regime fechado.

José Orlando Rodrigues de Sena - Pena de 08 (oito) anos e 09 (nove) meses de reclusão, em regime fechado.

Marcos Venicius Rocha Silva - Pena de 09 (nove) anos e 04 (quatro) meses de reclusão, em regime fechado.

José Antônio Batista de Lima - (08 (oito) anos e 09 (nove) meses de reclusão, em regime fechado.

Bruno Rafael Pereira Carvalho - (08 (oito) anos e 09 (nove) meses de reclusão, em regime fechado.

Adolfo Delmiro de Souza Júnior - (07 (sete) anos e 06 (seis) meses de reclusão, em regime fechado.

Getúlio Castro Oliveira (extinta punibilidade porque morreu no decorrer do processo), em regime fechado.

Francisco Cândido da Rocha - (07 (sete) anos e 06 (seis) meses de reclusão), em regime fechado.

Suzi Cardoso Lima - (04 (quatro) anos e 08 (oito) meses de reclusão e 80 (oitenta) dias-multa, em regime fechado.

Natália de Souza Costa - (11 (onze) anos, 10 (dez) meses e 10 (dez) dias de reclusão), em regime fechado.

Maria Soraia de Almeida - (08 (oito) anos e 09 (nove) meses de reclusão), em regime fechado.

Francisco de Assis Neto - (e 08 (oito) anos e 09 (nove) meses de reclusão), em regime fechado.

Carlos André Maia Sousa - (11 (onze) anos e 03 (três) meses de reclusão), em regime fechado.

Daniel Rocha de Sousa - (10 (dez) anos, 07 (sete) meses e 15 (quinze) dias de reclusão,), em regime fechado.

Thamara Almada do Nascimento - (08 (oito) anos, 03 (três) meses e 15 (quinze) dias de reclusão), em regime fechado.

Mirtes Coutinho Carvalho - (08 (oito) anos, 03 (três) meses e 15 (quinze) dias de reclusão), em regime fechado.

Pai e filho são presos suspeitos de aplicar golpes em idosos no Interior do Ceará

Um dos homens obtia os dados da vítima ao "auxiliá-las" no cadastro de recebimento de medicamentos.

Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Quixadá

João Vilmar e João Augusto, respectivamente pai e filho, foram presos na última sexta-feira (12) em Quixadá, no sertão central do Ceará.
A dupla é suspeita de praticar furto qualificado contra idosos em Ibaretama, município cearense que faz fronteira, ao sul, com Quixadá.
As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e da Delegacia de Polícia Civil de Quixadá.
Conforme informado, João Augusto, 22, era conhecido na região de Ibaretama por facilitar empréstimos.
O suspeito teria a prática de fingir auxiliar idosos vulneráveis no cadastro de recebimento de medicamentos para obter os dados das vítimas, solicitando cartões de crédito e fazendo empréstimos sem o consentimento delas. A investigação também apontou que João Augusto fazia transferências via Pix da conta das vítimas para a conta de João Vilmar, 55, seu pai.

Pai já tinha passagem por violência doméstica e furto - João Vilmar, servidor público de Ibaretama, seria responsável por intimidar as vítimas e evitar que elas denunciassem a prática criminosa do filho.
De acordo com a SSPDS, o homem já possuía duas passagens por violência doméstica, uma tentada e outra consumada, além de duas passagens por furto.
O mandado de prisão preventiva para ambos foi cumprido pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Quixadá, para onde a dupla foi conduzida e colocada à disposição da Justiça.

Após 13 anos - Engenho de cana-de-açúcar volta a funcionar no interior do Ceará

Moradores de Cedro se unem para reativar engenho e retomar a produção artesanal de rapadura e alfenim

Após 13 anos, engenho volta a funcionar em Cedro

Após 13 anos sem funcionar, o engenho do sítio Curicaca, na zona rural de Cedro, no Centro-Sul do Ceará, voltou a produzir rapadura e outros doces à base de cana-de-açúcar. A última moagem havia sido em 2012.
A retomada das atividades é um empreendimento coletivo, gerido pela Associação Comunitária Unidos pelo Trabalho (Ascut). A cana é plantada no local, colhida pelos associados, que fazem a moagem, o cozimento e a produção de doces. A jornada de trabalho começa de madrugada e só termina ao anoitecer, envolvendo cerca de 20 pessoas.
O produto principal é a rapadura, feita no sabor tradicional. Uma menor parte da matéria-prima é usada para produzir o alfenim, doce que leva limão na receita e exige um trabalho a mais: após esfriar, a massa é puxada à mão até 'morrer', ou seja, atingir o ponto que fica embranquecida. O doce dá trabalho, mas apesar do esforço o resultado compensa, já que é bastante procurado.
O engenho foi retomado depois que a associação voltou a se reunir. Os moradores de Curicaca estavam incomodados com o abandono do local: o mato era alto e a infraestrutura virava ruína.

Agente de segurança do Ceará é investigado por receber salário enquanto cursa medicina no Paraguai

 Outro agente, que supostamente sabia da prática criminosa, também é investigado

Agente de segurança do Ceará é investigado por receber salário enquanto cursa medicina no Paraguai

Um agente de segurança pública do Crato, no Cariri cearense, foi alvo de uma operação Ministério Público, deflagrada nesta sexta-feira (12), por suspeita de continuar recebendo salário enquanto cursa medicina em uma universidade do Paraguai.
A operação, nomeada de "Clandestino", foi realizada por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc). A ofensiva também apura a conduta de outro agente, que supostamente sabia da prática criminosa.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos foram apreendidos aparelhos celulares e documentos. O material irá subsidiar as investigações sobre o caso, que seguem em andamento.
Requerida pelo Nuinc, a medida foi autorizada pelo Núcleo de Custódia e de Inquérito do Tribunal de Justiça do Ceará, com sede em Juazeiro do Norte.

Barbeiro é assassinado no próprio estabelecimento na Grande Fortaleza

 Vítima participava de ações sociais realizando cortes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade

Barbeiro conhecido como Bii Sousa, de 29 anos, foi morto a tiros dentro do próprio estabelecimento, em Maracanaú

Um barbeiro conhecido como Bii Sousa, de 29 anos, foi morto a tiros dentro do próprio estabelecimento em Maracanaú, na tarde da última sexta-feira (12).
Segundo testemunhas, criminosos armados invadiram a barbearia e atacaram a vítima, que morreu no local.
Conforme a Secretaria da Segurança, as circunstâncias do homicídio são investigadas pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Maracanaú.

Ações sociais - Além de trabalhar na barbearia que leva seu nome, Bii atuava em ações sociais com o projeto "Barbeiros do Bem", realizando cortes de cabelo gratuitos para pessoas em vulnerabilidade social.
Recentemente, ele foi premiado na Feira da Beleza de Maracanaú, em reconhecimento pela iniciativa social. 

Receita Federal apreende mais de 4 quilos de maconha escondidos em lixeira de transportadora no Ceará

 A operação contou com apoio do agente canino Bachar

A Receita Federal (RF) apreendeu 4,2 kg de maconha tipo skunk escondidos em uma lixeira que chegou a uma transportadora em Fortaleza nesta sexta-feira (12).
A carga havia sido declarada como tinta automotiva, e veio de Uberlândia (MG), de acordo com as investigações do órgão.
A operação foi conduzida pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da 3ª Região Fiscal, e contou com apoio do agente canino Bachar.

Tentativa de burlar fiscalização - Na tentativa de enganar a fiscalização, a droga foi escondida na lixeira, mas a RF conseguiu impedir que o ilícito chegasse ao destino.
"Graças à atuação estratégica da Receita Federal, que combina inteligência fiscal com o uso de cães de faro treinados, foi possível identificar e interceptar os entorpecentes antes que chegassem ao destinatário. A substância apreendida será encaminhada às autoridades policiais, responsáveis pela condução dos procedimentos criminais", explicou o órgão federal.

Tia é presa por suspeita de matar sobrinha estrangulada no interior do Ceará

 A vítima, que tinha 36 anos e possuía deficiência intelectual

Uma mulher de 66 anos, foi presa por suspeita de matar a sobrinha estrangulada na localidade de Pé do Serrote, zona rural da cidade de Caridade, no interior do Ceará. A captura da suspeita ocorreu na última quinta-feira (11).
A vítima, que tinha 36 anos e possuía deficiência intelectual, foi localizada sem vida na quarta-feira (10), na residência que as duas moravam.
O corpo foi recolhido e, após a análise da Perícia Forense, o laudo pericial indicou a causa da morte como sendo por esganadura. Além disso, durante as investigações, a polícia descobriu que a jovem já vinha sofrendo maus-tratos.
A mulher foi capturada na mesma casa que o crime ocorreu. Ela foi autuada em flagrante na Delegacia Regional de Canindé por homicídio doloso. Durante a Audiência de Custódia, a suspeita teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Líderes de facção carioca são presos no Ceará - Imóveis e veículos de luxo são apreendidos e R$ 9 milhões são bloqueados

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) realizou a sétima fase da Operação Nocaute, cumprindo três mandados de prisão preventiva, nove mandados de busca domiciliar e sequestrando dois imóveis e um veículo de luxo. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em operação integrada com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), e ocorreu nesta última quinta-feira (11).
Durante a operação, uma das lideranças do grupo criminoso de origem carioca foi presa em um condomínio de alto padrão em Blumenau, em Santa Catarina. Em Fortaleza, o principal alvo, um homem de 46 anos, investigado por fornecer drogas e armas nos bairros Cidade 2000 e Papicu, também foi detido. Ele possui antecedentes por porte ilegal de arma e violência doméstica.
Outras duas pessoas foram presas, uma mulher de 34 anos, com passagem por tráfico de drogas, e um homem de 31 anos, que já havia sido preso em dezembro de 2024 e responde por homicídio, porte de arma, receptação e dano. As prisões aconteceram em Fortaleza.
O delegado adjunto da Draco, João Gabriel, comentou sobre a operação. “Além das prisões, conseguimos apreender dois imóveis em Cascavel e Aquiraz, avaliados em aproximadamente R$ 500 mil cada, e um veículo de luxo. Também localizamos relógios de alto valor e foi autorizado o bloqueio de R$ 9 milhões das contas dos investigados”.
A ação teve como objetivo enfraquecer a atuação da facção, que possui ramificações em Maranguape, Maracanaú e Fortaleza. Ao todo, foram cumpridos 38 mandados de prisão, sendo 25 contra pessoas em liberdade e 13 contra indivíduos já detidos.
Entre as novidades da operação está a prisão de Thiago Souza da Silva, de 29 anos, conhecido como Shailong, braço direito de uma liderança da facção que estava no Rio de Janeiro e já havia sido recambiada para o Ceará. Ele estava em liberdade há apenas dois dias, mas continuava articulando crimes no estado.
A operação confirmou a atuação interestadual da facção, com ordens partindo do Rio de Janeiro e execução no Ceará. Desde janeiro, 177 criminosos ligados ao grupo foram presos fora do estado. A Draco reforçou que continuará monitorando a organização e que novas fases da operação podem ocorrer para combater o tráfico de drogas, homicídios e crimes contra o patrimônio no Ceará.

DRACO prende em Juazeiro a “Princesinha do Tráfico” que integra organização criminosa

 Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Sul (DRACO-SUL) cumpriram Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Fortaleza

Jayane foi presa nesta sexta-feira em Juazeiro do Norte

Uma garota de 26 anos foi presa nesta sexta-feira (12) em Juazeiro do Norte sob acusação do tráfico de drogas e de integrar organização criminosa. Francisca Jayane da Silva é conhecida como a “Princesinha do Tráfico” foi localizada na sua casa no Condomínio Tenente Coelho III (Aeroporto). Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Sul (DRACO-SUL) cumpriram Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Fortaleza.
A operação foi conjunta com a Seção de Atividades de Inteligência (SAI) do 2° BPM e a Seção de Inteligência do Departamento de Polícia do Interior Sul. Jayane é de Orós, onde já tinha sido presa no dia 22 de abril de 2020 no bairro São Geraldo com cocaína na calcinha e sutiã, além de dinheiro, passando a responder por tráfico de drogas. No celular dela apreendido, já era possível perceber estreitas ligações com pessoas acusadas de vários crimes.
A garota já estava morando em Juazeiro e, segundo a polícia, bem infiltrada no mundo dos narcóticos. Inclusive, foi alvo da Operação Apófis deflagrada dia 24 de junho de 2025 para desarticular uma célula de organização criminosa com atuação nos municípios de Icó, Orós e outras localidades do Centro-Sul do Estado. De acordo com as investigações, pessoas envolvidas com homicídios e tráfico de drogas, mas, naquela data, a “Princesinha” conseguiu furar o cerco policial.

Túmulos são violados e corpos expostos em cemitério no Interior do Ceará

A Polícia Civil do Ceará investiga o crime de vilipêndio a cadáver - Familiares dos mortos passaram mal e precisaram ser levados ao hospital

Pelo menos dois túmulos foram quebrados pelos criminosos, e ossos humanos ficaram espalhados pelo Cemitério dos Gomes

Túmulos foram destruídos e restos de corpos humanos ficaram expostos, em um cemitério localizado em Coreaú, na Região Norte do Ceará, na última quinta-feira (11). A Polícia Civil do Ceará (PCCE) investiga o crime de vilipêndio a cadáver.
Pelo menos dois túmulos que foram quebrados mostram ossos humanos espalhados pelo Cemitério dos Gomes, como é conhecido o local. Familiares dos mortos passaram mal e precisaram ser levados ao hospital municipal. Ninguém foi preso pelo crime.
O crime de vilipêndio a cadáver (ou suas cinzas) é previsto no Código Penal Brasileiro (CPB), no capítulo "Dos crimes contra o respeito aos mortos". As penas para os criminosos são detenção de um a três anos e multa.
A Polícia Civil ressaltou que "a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia".

Chefe do CV no Ceará, que 'rasgou a camisa' da GDE e estava decretado pela facção, é preso em Santa Catarina

O suspeito é apontado como um dos responsáveis pelo conflito entre as duas organizações criminosas em Fortaleza, que se intensificou nos últimos meses.

Leandro Farias da Silva, conhecido como 'Léo da 2000', 'Léo Gringo' ou 'Comendador', de 39 anos, foi preso por policiais civis em um condomínio em Blumenau, Santa Catarina

Um homem que "rasgou a camisa" de uma facção criminosa, aderiu a um grupo rival e foi "decretado" por antigos comparsas no Ceará foi preso no Estado de Santa Catarina, na última quinta-feira (11). Ele é apontado como um dos responsáveis pelo conflito entre as duas organizações criminosas, nos bairros Vicente Pinzón, Papicu e Cidade 2000, em Fortaleza, que se intensificou nos últimos meses.
Leandro Farias da Silva, conhecido como 'Léo da 2000', 'Léo Gringo' ou 'Comendador', de 39 anos, foi capturado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), no Município de Blumenau, durante a sétima fase da Operação Nocaute.
12 mandados judiciais - sendo 3 de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão - foram cumpridos pelos policiais civis, em Blumenau e nos municípios cearenses de Aquiraz e Cascavel.
Conforme as investigações da Draco, 'Comendador' era um fornecedor de drogas e armas da facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE), com atuação principalmente nos bairros Cidade 2000 e Papicu, em Fortaleza.
Leandro da Silva foi um dos líderes da GDE a "rasgarem a camisa" e aderirem ao Comando Vermelho (CV), no plano da facção carioca de tomar a área do Vicente Pinzón e dominar o tráfico de drogas em toda a Capital.
Antigos comparsas do 'Léo da 2000' não aceitaram a "traição" e o decretaram de morte. Ele sofreu uma tentativa de homicídio, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), mês passado.
Em razão das ameaças, o novo líder do CV decidiu sair do Ceará e procurou esconderijo em Blumenau. O 'Comendador' não esperava que seria alcançado pela Polícia Civil, poucos dias depois. Ele já tinha passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.

Advogado morre em acidente com carro no interior do Ceará

 Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas na colisão dos dois veículos

Advogado Ronaldo Miranda Pereira Muniz, de 37 anos, morreu em um acidente de carro em Jati

O advogado Ronaldo Miranda Pereira Muniz, de 37 anos, morreu em um acidente de carro na noite desta quinta-feira (11), na BR-116, em Jati, no interior do Ceará.
De acordo com testemunhas, Ronaldo conduzia o veículo pela rodovia quando colidiu frontalmente com outro carro. Com o impacto, o carro saiu da pista, e o advogado morreu no local.
Os ocupantes do outro veículo - um homem de 35 anos e uma mulher de 36, que não tiveram as identidades divulgadas - sofreram ferimentos graves. Eles foram socorridos e encaminhados para um hospital da região.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota de pesar pela morte de Ronaldo Muniz. Em respeito ao óbito, a entidade suspendeu um evento que iria ocorrer nesta sexta-feira (12).

Quatro pessoas são presas por extorsão de comerciantes e donos de provedores de internet no Ceará

 Criminosos tentaram impedir o livre comércio no município de Icó

Quatro pessoas são presas por extorsão de comerciantes e donos de provedores de internet em Icó

Quatro pessoas foram presas, nesta quinta-feira (11), por suspeita de tentativa de extorsão contra comerciantes e donos de provedores de internet na cidade de Icó, no interior do Ceará.
O primeiro a ser capturado foi um homem de 29 anos, apontado como um dos chefes de grupo criminoso do município do Cedro, com atuação também na cidade onde os crimes ocorreram. Além dele, os agentes prenderam um suspeito de 19 anos; e duas mulheres, de 23 e de 32 anos.
Segundo as investigações realizadas pela Delegacia de Polícia de Ipaumirim, em conjunto com a Delegacia de Polícia de Icó, os suspeitos tentaram extorquir dinheiro das vítimas entre os meses de fevereiro e abril deste ano, com o objetivo de impedir o livre comércio no município.
A prisão do grupo foi em cumprimento a mandados de prisão preventiva pelos crimes de integrar organização criminosa e extorsão. Durante a ação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra os investigados.
Conforme a Polícia Civil, a captura do grupo tem relação com a prisão de um homem 31 anos, em São José de Piranhas, na Paraíba, em 15 de julho deste ano. O investigado, que estava foragido do Ceará, responde a crimes de homicídio, integrar organização criminosa e porte de arma de fogo.

Estátua da beata Benigna começa a ser desmontada - Nova escultura terá 26 metros

A remoção está sendo realizada de forma manual e cuidadosa, com acompanhamento técnico e aprovação da Igreja Católica.

A Prefeitura de Santana do Cariri começou, na última quarta-feira, 10, a desmontagem da estátua da Beata Benigna Cardoso, localizada no Santuário do bairro Inhamuns. Uma nova escultura será instalada. A remoção está sendo realizada de forma manual e cuidadosa, com acompanhamento técnico e aprovação da Igreja
Estátua da Menina Benigna será reconstruída após críticas de devotos. A Diocese do Crato supervisiona a transição e será responsável pela entrega oficial da nova estátua à comunidade católica. A substituição acontece às vésperas da romaria de Benigna, realizada no mês outubro, que atrai fiéis de todo o Cariri e de outras regiões do País. A nova escultura terá 26 metros de altura e foi readaptada para melhor representar a imagem da beata. O complexo também contará com um templo para missas campais, estacionamento, jardins e vias de acesso. O investimento total da obra é de cerca de R$ 15 milhões. Nascida em Santana do Cariri, Benigna Cardoso da Silva foi reconhecida pelo papa Francisco como a primeira beata do Ceará, em 2022. A cerimônia ocorreu no Crato e foi presidida pelo representante do Vaticano, o cardeal Leonardo Ulrich Steiner, reunindo milhares de fiéis da região do Cariri.

Galvão Bueno vai narrar a Copa do Mundo 2026 no SBT

Narrador lendário estará de volta e será a voz dos principais jogos do Mundial nos Estados Unidos, México e Canadá.

Agora, o SBT será mais uma opção de exibição do torneio na TV aberta

Após se despedir oficialmente das transmissões na Copa do Catar, em 2022, Galvão Bueno havia se afastado do microfone. Nos últimos anos, se dedicou a projetos pessoais, um programa na Band e transmissões pontuais na Amazon Prime Video. Agora, o narrador retoma o posto em grande estilo.
O SBT fechou parceria com a NSports, empresa da qual Galvão é sócio, para tê-lo como a voz principal da Copa do Mundo de 2026. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.       
Detalhes do acordo de Galvão Bueno com o SBT - Galvão Bueno vai narrar os jogos da Seleção Brasileira, a grande final e outros confrontos importantes do torneio. Tiago Leifert, que já integra o time do SBT, seguirá como titular das transmissões e também participará de programas especiais ao longo do Mundial.
O acerto reforça a aposta do SBT em dividir o protagonismo da cobertura esportiva no País. A emissora terá os direitos de transmissão do torneio na TV aberta, dividindo espaço com a Globo, que transmitirá 52 partidas, e com a CazéTV, que exibirá os jogos pelo YouTube.        
A parceria com o SBT não interfere no contrato de Galvão com a Band, onde ele apresenta o programa “Galvão e Amigos” às segundas-feiras.
O narrador também mantém vínculo com a Amazon Prime Video, plataforma em que já voltou a narrar partidas. O retorno à Copa do Mundo marca mais um capítulo na trajetória de quem se tornou sinônimo de grandes emoções esportivas. Para os fãs, será a chance de ouvir novamente bordões que atravessaram gerações.

Definidos os semifinalistas da Copa do Brasil - Veja confrontos e datas

Semifinais e Final serão disputadas em dezembro, após o fim da Série A.

Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Fluminense são os semifinalistas da Copa do Brasil

Os quatro semifinalistas da Copa do Brasil estão definidos: Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Vasco continuam na luta pelo título da edição de 2025.
A semifinal só será disputada ao fim da Série A. O chaveamento prevê Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense.
Os jogos de ida serão no dia 10 de dezembro e de volta no dia 14.
Os dois jogos da final da Copa do Brasil serão nos dias 17 e 21 de dezembro.

TÍTULOS - Os quatro clubes semifinalistas já conquistaram a Copa do Brasil.

O Cruzeiro tem 6 títulos (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018).

O Corinthians tem 3 (1995, 2002 e 2009).

O Fluminense venceu em 2007, enquanto o Vasco foi campeão em 2011.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Cearense Paulo Sérgio Nogueira é condenado pelo STF a 19 anos de prisão

 A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 19 anos a pena para Paulo Sérgio Nogueira, ele é de Iguatu, ex-ministro da Defesa no governo de Jair Bolsonaro, condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Por decisão da Primeira Turma do STF, a pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.
O ministro Alexandre de Moraes fixou a pena de Paulo Sérgio da seguinte forma:- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito - 3 anos e 9 meses;- Dano qualificado - 2 anos e 1 meses e 42 dias multa;- Golpe de Estado - 4 anos;
- Deterioração ao patrimônio tombado - 2 anos e 1 meses e 42 dias multa;- Organização criminosa - 4 anos e 5 meses. Moraes ressaltou que Paulo Sérgio teve "forte atuação contra a Justiça Eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral", mas aplicou atenuantes à sua pena por causa de, em tese, não ter atuado até o fim no sentido de apoiar um golpe de Estado.
Paulo Sérgio, assim como os demais condenados, terá de cumprir a pena em regime fechado. No cálculo total, serão 16 anos e 11 meses de reclusão e 2 anos e 1 mês de detenção. O ex-ministro da Defesa também terá de pagar uma multa equivalente a 84 dias multa, sendo cada dia multa igual a um salário mínimo.

Jair Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses em regime fechado

 A pena recebeu anuência de quatro dos cinco ministros do colegiado

A posição de Bolsonaro na organização criminosa, segundo o STF, aumentou a sua pena, entre outros fatores

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11). Além disso, deve pagar 124 dias-multa, majoradas no valor de dois salários mínimos, pelos delitos de dano qualificado e de deterioração de patrimônio tombado. A pena recebeu anuência de quatro dos cinco ministros do colegiado. Luiz Fux abdicou de votar nesta fase por ter pedido a absolvição do réu na análise do mérito.
Inicialmente, a privação de liberdade será cumprida em regime fechado, mas a defesa pode pedir flexibilização devido à sua saúde e idade. Até lá, segundo definiu a Primeira Turma, a prisão será da seguinte forma:

24 anos e 9 meses de reclusão

2 anos e 6 meses de detenção

Por quais crimes Bolsonaro foi condenado

Organização criminosa armada

Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Golpe de Estado

Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima

Deterioração de patrimônio tombado

Qual a pena dos réus do 'núcleo 1' da trama golpista - Os ministros da 1ª Turma do STF fazem a definição a dosimetria da pena dos oito réus que integram o 'núcleo 1' da trama golpista, conforme definido pela Procuradoria Geral da República. Confira a pena de cada um dos réus:

Jair Bolsonaro: 27 anos e 3 meses, em regime inicialmente fechado

Mauro Cid: 2 anos, em regime aberto

Walter Braga Netto: 26 anos, em regime inicialmente fechado

Anderson Torres: 24 anos, em regime inicialmente fechado

Almir Garnier: 24 anos, em regime inicialmente fechado

Augusto Heleno: 21 anos, em regime inicialmente fechado

Paulo Sérgio Nogueira: A ser definido.

Alexandre Ramagem: A ser definido