Com a seca, a pecuária amarga prejuízos e aguarda com expectativa ações de apoio aos rebanhos
Cerca de 80 mil produtores no Ceará serão beneficiados com o milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até o final do ano, segundo estimativa da superintendência do órgão no Estado. A distribuição inicia no próximo dia 5, nos oito escritórios espalhados em todas as regiões do Estado.
Uma portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, define os critérios para a liberação de milho em grãos para produtores atingidos pela estiagem. A seca registrada em diversos Municípios neste ano provocou a perda de produtos agrícolas e agropecuários de milhares de famílias.
A medida deve beneficiar produtores inscritos no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) de regiões em Estado de Calamidade - por causa da estiagem e produtores em geral.
Por este motivo, o texto da Portaria 470/2012 define que os produtores familiares e cooperativas de gado de leite e corte, aves, suínos, caprinos e ovinos de áreas correspondentes à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) podem adquirir milho com preço subsidiado para alimentar os animais. De acordo com a portaria, cada produtor pode adquirir até três toneladas de milho e as cooperativas até três mil toneladas do produto, pelo preço de R$ 18,10 a saca de 60 quilos. Antes o valor chegava a R$ 33,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário