sexta-feira, 13 de julho de 2012

SEGURANÇA ALIMENTAR - Leite Fome Zero está com distribuição assegurada

Mesmo com a seca que dificulta a produção de leite no Estado, a SDA garante que não haverá suspensão de programa
A dona de casa Veridiana Lima diz que precisa do leite todo dia para os filhos

 "O leite é uma ajuda grande que recebo e, se faltar, vai ser muito ruim, porque terei que comprar para as crianças". O desabafo é da dona de casa Veridiana Lima, beneficiária do Programa Leite Fome Zero, residente no Bairro Campo Velho, neste Município, preocupada com a possibilidade de suspensão do Programa, em função das consequências da seca que impactam negativamente na bacia leiteira do Estado. Desde 2009, ela recebe o leite e conta com o produto para a alimentação dos quatro filhos, especialmente dos três menores, com 2, 4 e 7 anos.
O receio da dona de casa é decorrente de alguns atrasos que têm ocorrido ultimamente na distribuição do produto e da suspensão em alguns Municípios.
Beneficiamento
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) é a responsável pela distribuição no Ceará, a partir da produção de 2.800 fornecedores do produto "in natura". O produto é captado por 14 indústrias de beneficiamento de laticínios, que, após processar e pasteurizar, distribui o leite para 180 Municípios no Ceará.
De acordo com o órgão, são beneficiadas 100 mil famílias em estado de vulnerabilidade alimentar com um litro de leite por dia, sendo 95 mil litros do produto de origem bovina, e o restante de origem caprina.
Adequação
De acordo com o coordenador do Programa no Estado, Márcio Peixoto, não deverá ocorrer paralisação na distribuição do produto. Nos Municípios que estão nessa situação, a SDA está tomando as providências necessárias.  A situação é complicada porque a seca prejudica a produção do leite, mas estamos fazendo ajustes para que nenhum beneficiário seja prejudicado", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário