terça-feira, 30 de abril de 2013

CARROS-PIPA - Exército Brasileiro vai implantar um novo sistema de rastreamento dos carros-pipa - Medida visa mudar realidade na qual não se sabe procedência do líquido

Gestores fizeram, ontem, reunião ordinária do Comitê Integrado de Combate à Seca
O objetivo do novo sistema de rastreamento é evitar que os veículos façam captação de água em locais não cadastrados

Em situação de seca, água vira ouro de tão escassa que é. Mas, quando além de rara, ela é de má qualidade, o que fazer? Segundo denúncia no último dia 19, que 84,3% dos 128 municípios que hoje recebem a Operação Carro-pipa não sabem qual é a procedência do líquido. Para evitar danos à saúde, gestores se encontraram, ontem, na reunião ordinária do Comitê Integrado do Combate à Seca do Ceará, e informaram que o Exército Brasileiro vai implantar um novo sistema de rastreamento.
"O objetivo é evitar que os veículos façam a captação de água em locais que ainda não estão cadastrados".
Atualmente, conforme o Exército, 105 municípios cearenses estão inscritos no Programa Emergencial de Distribuição de Água, com uma população atendida de 773.129 pessoas e 796 carros-pipa. Após reclamações sobre a procedência do líquido, a 10ª Região Militar informou que a entrega é feita por várias instituições. 
O Exército conta, ainda, que, como forma de minimizar possíveis prejuízos, além do laudo, "adiciona cloro, na forma de pastilhas, em cada cisterna dos carros-pipa, quando água captada não é proveniente dos órgãos competentes de tratamento e distribuição", aponta em nota.
O secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Comitê, Nelson Martins, afirma que irá conversar com os municípios para que apresentem as fontes que têm água tratada e que podem ser consumidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário