segunda-feira, 22 de abril de 2013

MASSACRE DO CARANDIRU - PMs são condenados a 156 anos por massacre

Vinte e três oficiais foram condenados a 12 anos de prisão pela morte de 13 dos detentos do Pavilhão 9

 
Fachada da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário do Carandiru, em São Paulo, dois dias após o massacre ocorrido no Pavilhão 9 

Vinte anos, seis meses e 19 dias depois, 23 policiais militares que participaram do massacre no Carandiru foram condenados, cada um, a uma pena de 156 anos de prisão pelas mortes de 13 detentos no segundo pavimento do Pavilhão 9. No total, a invasão da Polícia Militar deixou 111 presidiários mortos.
A sentença foi promulgada pelo juiz José Augusto Nardy Marzagão na madrugada de ontem (21). Cada PM foi condenado a 12 anos de prisão para cada detento morto. Apesar da determinação de cumprimento da pena em regime fechado, os condenados poderão recorrer da decisão em liberdade. Tanto que a advogada Ieda Ribeiro de Souza, que defende os réus, já recorreu da sentença na tarde de ontem.
Além das condenações, o Conselho de Sentença absolveu três réus que não tiveram participação direta no massacre. Os policiais receberam o resultado do julgamento em silêncio. Havia cerca de 35 pessoas na plateia e a reação do público foi discreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário