segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vigilância Sanitária apreende produtos vencidos em mercantis de Iguatu

Eron Sudário apresenta o material recolhido - (Iguatu.Net)

A vigilância sanitária da cidade de Iguatu realizou na manhã desta segunda-feira (21) a apreensão de diversos produtos vencidos que estavam expostos em mercantis do município. O recolhimento aconteceu após o órgão receber denúncias anônimas. De acordo com o inspetor da vigilância sanitária, Eron Sudário, após o elevado número de denúncias, o órgão intensificou a fiscalização nos estabelecimentos comerciais nos quais, segundo ele, “em sua grande maioria vendem produtos vencidos”. Eron revela que “alguns mercantis vendiam produtos vencidos há mais de seis meses”. “Encontramos leites, sucos, molho de tomate, enfim, uma variedade de produtos que, se ingeridos, poderiam causar grandes complicações ao consumidor, tendo em vista o tempo que eles já tinham vencidos”. Eron pede o “apoio da população para que a Vigilância Sanitária possa retirar das prateleiras todo e qualquer produto vencido”. “ Quem tiver alguma informação, pode denunciar de forma anônima através do telefone (88) 3581-0725“.

Crime - A vigilância tem o poder para adentrar aos estabelecimentos comerciais verificando, por exemplo, a validade dos produtos, expostos a venda, bem como os que se encontram em depósito, já que essa conduta é crime definido pelo art. 7º, IX da Lei n° 8.137/90 Código do Consumidor. A lei dos crimes contra as relações de consumo tipifica como crime: “vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo”, sendo a pena incidente a detenção de dois a cinco anos ou multa.

O consumidor que compra o produto nessas condições tem o direito de optar pela sua substituição por outro dentro do prazo de validade ou pelo desfazimento do negócio, ou seja, a devolução do produto pelo consumidor e do dinheiro pago pelo estabelecimento vendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário