domingo, 30 de agosto de 2015

Polícia investiga morte de indígena após chegada de fazendeiros em MS

Fazendeiros e autoridades políticas se reuniram para debater conflito neste sábado, em Antônio João  (Foto: Leo Veras)
Fazendeiros e autoridades políticas se reuniram para debater conflito neste sábado, em Antônio João

A polícia investiga a morte de um indígena após um grupo fazendeiros irem até a fazenda Fronteira, na região de Antônio João, neste sábado (29). Segundo informações do Departamento de Operações da Fronteira (DOF), o corpo estava todo ensanguentado e ainda não é possível dizer as circunstâncias da morte do indígena. O coordenação da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Ponta Porã, afirmou que a vítima foi morta com três tiros. O corpo foi entregue aos policiais por um grupo de indígenas, pouco depois da chegada de 40 fazendeiros para recuperarem a área. Naquele momento, aproximadamente 50 índios armados com flechas, facões e facas ocupavam a propriedade. Já o grupo de fazendeiros estava sem armas. O grupo de fazendeiros deixou a propriedade escoltado pela Força Nacional. O proprietário e os índios permanecem na fazenda. A situação da área já foi controlada e não há informações de confronto.

Retomadas - Os fazendeiros que tiveram propriedades ocupadas deram início ao processo de retomada da sede da fazenda Barra na tarde deste sábado. De acordo com a Polícia Militar de Antônio João, eles decidiram retomá-las 'à força' após uma reunião com autoridades políticas no Sindicato Rural da cidade.

Ocupação - Segundo a PM, já são nove propriedades ocupadas, ao todo, por aproximadamente 1.000 índios da aldeia Marangatu. Há a suspeita de que índios paraguaios também estejam entre eles e ajudaram nas invasões.

Ataque - Cerca de 20 índios atacaram um carro de reportagem da TV Morena neste sábado, em Antônio João. Eles tentaram abrir a porta para tirar os dois jornalistas que ocupavam o veículo. O motorista saiu do local e ninguém ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário