segunda-feira, 6 de março de 2017

Maranguapinho é o 1º açude da Região Metropolitana de Fortaleza a sangrar

Atualmente, o Maranguapinho bombeia 200 litros de água por segundo para abastecer Maranguape e os distritos  de Sapupara e Amanari

Após contabilizar um volume de chuvas que superou em pouco mais de 30% a média histórica para o mês de fevereiro, o cearense encerrou a primeira semana de março com dois belos registros: a sangria dos açudes Maranguapinho, em Maranguape e o Caldeirões, em Saboeiro. Primeiro reservatório da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a transbordar, o Maranguapinho tem despejado água pelo centro da barragem desde a tarde do último sábado (4), e já está sendo cotado para abastecer uma região maior do que a atual.
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mesmo fornecendo, desde novembro do ano passado, 200 litros de água por segundo para suprir o município de Maranguape e os distritos de Sapupara e Amanari, por meio de uma adutora de montagem rápida
(AMR), a sangria do açude neste período acontece porque aquela é uma região boa de recarga.

Com o aumento da vazão, mais regiões poderão ser beneficiadas com as águas do Maranguapinho. "O abastecimento daquela região fica mais garantido, estabilizado". Durante todo o domingo, muitos moradores das proximidades foram até o local para registrar a sangria do açude, que tem capacidade de armazenar 9,35 milhões de m³.
Balanço das chuvas - Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão de chuvas para março, abril e maio é de precipitações em torno da média histórica.
Em fevereiro, o volume acumulado de chuvas foi de 157.2 milímetros, o que equivale a 32,8% a mais do que o previsto para o período. Essa quantidade, segundo a Funceme, foi a terceira maior para o mês em dez anos. No comparativo com as precipitações do ano passado, as chuvas do último mês triplicaram.

Já em março, o total de chuvas registrado até domingo foi de 57,6 milímetros, e as maiores precipitações foram em Itaiçaba (177,6 milímetros), Fortim (165 milímetros) e Beberibe (164 milímetros). Em todo o Estado, a média histórica para o mês de março é de 203,4 milímetros. No ano passado, as precipitações para o referido mês alcançaram apenas 129,4 milímetros, 36,4% abaixo da média registrada para o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário