sexta-feira, 10 de março de 2017

Orós - Transferência de água é suspensa e vazão redefinida

Com recarga incipiente, apesar das últimas chuvas, o Castanhão deixou de receber água do Orós, como vinha acontecendo desde setembro do ano passado, com o objetivo de garantir segurança hídrica para a RMF

A disputa por água está cada vez mais acirrada no Ceará. Na reunião de Operação Emergencial dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú realizada na cidade de Limoeiro do Norte, entre representantes das Bacias Hidrográficas do Salgado, Banabuiú, Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, o governo do Estado, por meio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), homologou o fim da transferência de água do Orós para o Castanhão e redefiniu os índices de vazão da água deste açude para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A reunião teve cinco horas de duração e foi marcada por momentos de tensão e embates entre representantes do governo estadual e dos comitês de bacias hidrográficas. "O resultado foi favorável para os vales do Jaguaribe, Banabuiú e Salgado, até porque o Interior não tem alternativa, só depende das chuvas, os açudes estão secando e as previsões não são animadoras".
Compensações - Os representantes das cinco bacias hidrográficas observaram que há chuvas na RMF e que não seria possível ampliar a liberação de água do Castanhão. "Não tem como tirar mais água, pois as atividades produtivas estão paradas, há desemprego e faltam medidas compensatórias".
A Cogerh anunciou oficialmente, no início da reunião, a suspensão da liberação de água do açude Orós para o Castanhão e daí para a RMF por meio do Eixão das Águas.
Na manhã de ontem, a vazão do Orós foi reduzida de 16 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 3m3/s, para atender a demanda até a cidade de Jaguaribara e de outras localidades ribeirinhas do Jaguaribe. Em seguida o governo propôs ampliar a liberação do Castanhão de 8m3/s para 9,5m3/s por meio do Eixão das Águas e de 6m3/s para 7,5m3 para atender a RMF, além de manter a vazão de 5,5m3/s para o Baixo Jaguaribe.
A transferência de água do Açude Orós para o Castanhão começou em setembro de 2016. A suspensão estava prevista para acontecer até o Orós atingir a vazão/volume de 170 milhões de metros cúbicos. Atualmente o índice é de 191 milhões de metros cúbicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário