sexta-feira, 10 de março de 2017

Quixadá - Cenário muda de forma impressionante no açude do Cedro em apenas 5 dias

Açude do Cedro no início do ano e depois da chuva do último domingo

Após a chuva do último domingo (5), maior do ano em Quixadá, o açude do Cedro, que antes estava totalmente seco, encheu um pouco. A situação atual do açude deu esperança e alegria aos moradores da região. Porém, a barragem continua com volume zero.
O açude está assim desde o início de dezembro de 2016, mas bem antes de ficar totalmente seco, ele já não abastece mais a população de Quixadá. No fim do ano passado, outra má notícia: mais de 400 tartarugas foram encontradas mortas.
O açude do Cedro é um dos menores do Ceará e é administrado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Foi construído entre 1890 e 1906, por determinação de Dom Pedro II, e é o primeiro açude público a ser construído no Brasil.
Mas não é só o Cedro que está nessa situação, apesar das chuvas, a maioria dos açudes do Ceará não atingem ainda nem 10% da sua capacidade. O Castanhão, o maior, opera com 5,23% da capacidade; o Orós tem menos de 10% da capacidade; e o Banabuiú – terceiro maior do Ceará, tem apenas 0,59%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário