quinta-feira, 27 de abril de 2017

SEGURANÇA - Policiais militares são homenageados por bravura ao enfrentar criminosos

Os três militares sobreviventes da chacina em Quixadá foram condecorados e promovidos: Cabo Bezerra, sargento Campos e soldado Michelly

Cinco policiais militares foram homenageados, na última quarta-feira (26), em uma solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Fortaleza. Os cinco foram condecorados por bravura, receberam a comenda Alferes Tiradentes e três deles foram, ainda, promovidos.
O sargento João Alves Campos, o cabo José Ribamar Bezerra Júnior e a soldado Michelly Pereira Mariano são sobreviventes de uma chacina e seqüestro de policiais militares ocorridos em 30 de junho do ano passado, no Município de Quixadá, na Região do Sertão Central.
Os três são destacados no 9º Batalhão da PM e foram acionados para uma ocorrência de bandidos fortemente armados que estavam no Distrito de Juatama em busca de interceptar e assaltar um carro-forte. Nas buscas, os militares sofreram uma emboscada. Três PMs acabaram mortos a tiros de fuzil. O sargento Campos foi atingido com um tiro de fuzil na perna, enquanto o cabo José Ribamar Bezerra e a soldado Michelly Mariano acabaram sendo rendidos e levados como reféns na própria viatura.
Os três foram promovidos por ordem do comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana e receberam as homenagens, com comendas e novas divisas.

BRAVURA - Já os soldados Alexandre Arruda Silva e Pietron Ramires Sousa da Silva foram também condecorados por ações de bravura distintas em Fortaleza.
No dia 12 de abril do ano passado, mesmo estando de folga, o soldado Ramires reagiu a um ataque de assaltantes numa loja de vendas de bilhetes de passagens de uma empresa de transporte intermunicipal, no bairro Messejana. Sozinho, ele enfrentou uma quadrilha, trocou tiros com os bandidos e impediu o assalto. Dois dos assaltantes foram baleados pelo PM e presos. A ação foi toda filmada pelas câmeras instaladas no local.
Já o soldado Alexandre Arruda matou um bandido e feriu outro na manhã do dia 14 de outubro do ano passado. Ele era o motorista de uma viatura administrativa da PM que tinha no comando o então tenente Marcos Paulo Lira Ribeiro (foi promovido após a morte ao posto de capitão). O oficial, fardado, entrou numa loja de celulares no bairro Montese, sem saber que naquele exato momento estava ocorrendo um assalto.
 Ao perceberem a chegada do militar, os bandidos começaram a atirar. O tenente Marcos Paulo acabou atingido com vários tiros e morreu na calçada da loja. O soldado Arruda, que estava fora da loja, agiu rapidamente, trocou tiros com os assaltantes, matando um deles e ferindo o segundo, que acabou preso.
Na solenidade o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, delegado federal André Costa, ressaltou o papel do policial na defesa da sociedade. “Policial não é violento. Ele sai de casa para exercer o seu papel e defender a sociedade. Sai sem saber se voltará vivo. Violento é o bandido.” E completou: “Há situações em que policiais vão além de sua obrigação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário