segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Haitiano é achado morto e com sinais de asfixia em cela da Papuda

Interior de presídio federal em construção no Complexo da Papuda, em imagem de arquivo (Foto: TV Globo/Reprodução)
Interior de presídio federal em construção no Complexo da Papuda

Um haitiano de 29 anos foi encontrado morto nesta segunda-feira (18) em uma das celas do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Segundo a administração do presídio, o homem estava sozinho em uma cela de segurança máxima e tinha sinais de "asfixia mecânica", ou enforcamento.
No início da manhã, agentes prisionais que faziam ronda pelas celas encontraram o homem desacordado. Uma equipe do Samu foi acionada, mas não conseguiu reanimar a vítima. A 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) e o Instituto Médico Legal (IML) investigam a causa da morte – o laudo deve ser divulgado em até um mês.
Segundo a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, o haitiano chegou à Papuda na última sexta (15) e seguiu para atendimento médico, "pois estava bem agressivo". Enquanto era mantido em observação, de acordo com a pasta, ele agrediu outros pacientes e membros do corpo clínico que estavam no local.
Após o episódio de violência, ele foi transferido para o Pavilhão de Segurança e, no fim de semana, ficou em isolamento total. Segundo os gestores da Papuda, além da "instabilidade emocional", o detento apresentava um ferimento na perna e, por isso, também estava sendo medicado com antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.
O imigrante tinha sido preso na última quarta-feira (13), em Samambaia, por suspeita de esfaquear um colega de trabalho, reagir à ordem de prisão e também atacar um policial civil com golpes de faca. O ferimento na perna teria sido causado por um disparo do policial, durante a confusão. As duas vítimas passam bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário