sábado, 9 de setembro de 2017

IGUATU - Procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma renovação da fé

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/09/IMG_0043-C%C3%B3pia.jpg
Saída do andor com a imagem da santa padroeira

Milhares de católicos com fé e devoção participaram nos últimos dez dias da festa religiosa louvor à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, na cidade de Iguatu.
No fim da tarde desta sexta-feira (8), centenas de féis acompanharam a procissão com a condução do andor com a imagem da santa padroeira, por ruas do bairro Prado.
Em seguida, houve a bênção do Santíssimo Sacramento em um altar externo, instalado na Praça dos Redentoristas. O encerramento dos festejos foi marcado por queima de fogos de artifício.
A caminhada com o andor de Maria, com o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mãe de Jesus Cristo, assinalou o encerramento dos festejos que começaram no último dia 30 de agosto, na Igreja Matriz do Prado.
Neste ano, o evento religioso teve como tema central “Com a Virgem Maria, proclamamos as maravilhas de Cristo”. O novenário reuniu, a cada noite, centenas de fiéis, que lotaram a igreja que foi construída pelos padres redentoristas no início da década de 1970. Os pregadores do Evangelho, a cada celebração, foram padres de outras paróquias da Diocese, que se revezaram nos ensinamentos cristãos.
A procissão durou cerca de uma hora e meia. Nas janelas das casas, os devotos prepararam decoração com altar, imagem de santos, toalhas e flores. Carros de som volante e rádios nas calçadas contribuíram para que os cânticos e orações ecoassem acompanhando os fiéis durante toda a caminhada.

Fé e devoção - Cada devoto que segue a procissão carrega consigo motivos religiosos diversos: agradecimentos, renovação de preces e apresentação de novos pedidos à Maria. A caminhada é marcada por momentos de louvor.
Na Diocese de Iguatu, as paróquias das cidades de Acopiara e Orós também celebram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas com datas diferentes. Em Acopiara, os festejos ocorrem no período de 5 a 15 de setembro. Em Orós é mais cedo, de 13 a 23 de agosto. Nesses dois núcleos urbanos, as celebrações são assinaladas por intensa participação da comunidade religiosa católica, durante o novenário e nas caminhadas.

 
FIQUE POR DENTRO - Estilo bizantino caracteriza esta Maria de Jesus

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.
O Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, muito venerado na ilha de Creta desde tempos imemoriais, foi levado a Roma em 1497, solenemente entronizado na Igreja de São Mateus. Recebeu ali, durante 300 anos, as homenagens dos fiéis, até que a igreja foi destruída e o quadro desapareceu.
Reencontrado, o Papa Pio IX entregou-o aos Padres Redentoristas em 19 de janeiro de 1866 com esta recomendação: “Fazei que todo mundo conheça o Perpétuo Socorro”. Os missionários redentoristas obedeceram a ordem do Papa tornando venerada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pela conhecida “Novena Perpétua” em suas igrejas, pelas santas missões e elegendo-a padroeira.
Inspiradora e o guarda das Vocações Missionárias Redentoristas, cujos seminários se encontram em vários Estados do Brasil, incluindo dois em Fortaleza.

Arneiróz e Cariús - Nesta sexta-feira, também houve encerramento de festas de santas padroeiras nas cidades de Cariús (Nossa Senhora Auxiliadora) e em Arneiróz (Nossa Senhora da Paz). Essas duas paróquias integram a diocese de Iguatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário