quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Pagamento do garantia-safra é liberado para agricultores de Acopiara e outras duas cidades do Ceará

Falta de chuva dos últimos seis anos tira a confiança dos agricultores (Foto: Flávio Soares)
Falta de chuva dos últimos seis anos tira a confiança dos agricultores

Agricultores de Acopiara, Alto Santo e Quixeré, no interior do Ceará, vão poder sacar o benefício de R$ 800 do garantia-safra, seguro pago a produtores que perderam a maior parte ou a totalidade da safra por conta da estiagem. Os saques já podem ser realizados em uma agência da Caixa Econômica Federal.
No total, 6.548 pessoas receberão o benefício no Ceará, sendo 4.161 de Acopiara, 1.305 de Quixeré e outros 1.082 do município de Alto Santo.
O valor é entregue ao agricultor em cinco parcelas de R$170. Para recebê-lo os produtores devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo e plantarem entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão.
A moradia do beneficiado deve estar localizada em um dos municípios da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que estão sistematicamente sujeitos à perda de produção em função da estiagem. No Ceará, a mais grave estiagem dos últimos 100 anos causa prejuízos anuais de até 100% da safra dos agricultores do interior do estado. A seca se reflete também nos reservatórios, que possuem atualmente menos de 10% da capacidade hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário