quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Pai de garoto encontrado embaixo de cama em presídio é preso no Piauí

Pai do garoto encontrado embaixo de cama em presídio do Piauí

A Justiça do Piauí determinou nesta quinta-feira (5), a prisão preventiva do pai do menino de 13 anos encontrado debaixo da cama de um presidiário no último sábado na unidade prisional Colônia Agrícola Major César Oliveira, no município de Altos, no interior do Piauí. Ao se apresentar na delegacia em busca de informações, Gilmar Francisco Gomes foi preso. O mesmo pedido foi feito – e aceito – contra o preso José de Ribamar Pereira Lima. Já a mãe do garoto, Sebastiana da Silva Rodrigues, que também foi alvo da mesma solicitação, não será detida por determinação da juíza Andrea Parente Lobão Veras, da Comarca de Altos.
Em imagens que circulam nas redes sociais, Gilmar diz que se arrepende de ter deixado que o filho dormisse com o amigo e ex-companheiro de cela, José de Ribamar Pereira Lima, de 52 anos, condenado por estupro de vulnerável. Seria a primeira vez que o jovem ficaria sozinho com Ribamar.
O pai do jovem, Gilmar Francisco Gomes, já havia cumprido pena na unidade pelo estupro de uma menina de 12 anos, em 2012. Foi assim que surgiu a amizade com José de Ribamar. Em depoimento à polícia, o adolescente confirmou que visitava o pai na cadeia e que conheceu Ribamar numa dessas ocasiões.
De acordo com o relato, ele e o irmão mais novo, de 8 anos, eram levados ao local pela mãe. Já neste sábado, foram ao presídio com a mãe, outros dois irmãos e o próprio pai, que foi solto neste ano. Durante o dia, o responsável trabalhou no cultivo do presídio com José de Ribamar, enquanto a mãe preparava o almoço.

Menino de 13 anos foi encontrado debaixo da cama de um preso

Ribamar, que cumpre pena em regime semiaberto, costumava dar sandálias, chinelos, biscoitos às crianças e ajudava o pai do jovem com alimentos, segundo depoimentos do adolescente, da mãe e do próprio detento.
Ele contou que, nas visitas, "todos ficavam juntos". No entanto, desta vez o pai teria feito um pedido a ele na hora de ir embora: dormir na cadeia com Ribamar "para não dar trabalho de levá-lo (ao presídio) no dia seguinte". O jovem se negou, mas o pai esteve "irredutível", segundo o depoimento. Aos investigadores, o responsável destacou que o filho havia pedido para ficar, versão negada pela mãe.
Gilmar Gomes teria feito o mesmo pedido para o irmão mais novo, que insistiu em ir embora. À noite, o adolescente recordou que viu TV com Ribamar e, depois, com sono, deitou-se na cama de solteiro, junto ao detento. O adolescente nega que tenha sido tocado ou sofrido abuso sexual. Afirma também que o preso o acordou de madrugada para se esconder dos agentes, que realizavam vistoria na unidade.

Justiça decreta prisão preventiva de pai de garota encontrado embaixo de cama em presídio

PRESO POR 'MATAR A MULHER' - José de Ribamar e Gilmar Gomes ficaram amigos enquanto cumpriam pena juntos. Os dois foram condenados pelo mesmo motivo: estupro de vulnerável. Conheceram-se há aproximadamente dois anos.
No entanto, Gilmar disse em seu depoimento que não sabia que o "compadre", como o chamou, estava preso por essa razão. Segundo ele, o detento dizia que foi condenado por matar a própria mulher. O menino de 13 anos e a mãe, Sebastiana da Silva Rodrigues Gomes, disseram a mesma coisa à Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário