sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Investigação do MP revela que delegado foi subornado por traficantes do PCC

A propina teria sido paga por intermédio de advogados da facção

Vinte mil reais. Este foi o valor que um delegado da Polícia Civil do Ceará teria recebido como propina de uma facção criminosa (PCC) para alterar um auto de prisão em flagrante que ele mesmo havia lavrado contra um traficante de drogas durante um plantão na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC). Nesta quinta-feira (14), o delegado foi preso durante a “Operação Saratoga”, juntamente com o escrivão. Outros policiais estão foragidos e novos pedidos de prisão estão sendo encaminhados à Justiça.
A informação é do Ministério Público Estadual (MPE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O delegado Francisco Enéas Barreira Maia está na lista das pessoas presas durante a ação de combate a uma organização criminosa que teria, pelo menos, seis células atuando na capital cearense e nos Municípios de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Juntamente com um escrivão, ele teve prisão preventiva decretada pela Justiça após ser denunciado criminalmente na Comarca de Caucaia.

Casal foragido - Além do delegado e de um escrivão, outras 12 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual como integrantes do bando. Entretanto, este número chega a 53, incluindo bandidos que já estavam presos e, mesmo assim, ordenavam crimes a serem praticados fora da cadeia.
Entre os denunciados pelo MPE estão uma advogada, identificada como Alexandrina Cabral Pessoa, e o esposo, um sargento da Polícia Militar do Ceará. O casal está foragido depois que teve a prisão preventiva decretada.
As 14 pessoas denunciadas no dia 27 de novembro último junto à 2ª Vara Criminal da Comarca de Caucaia, no processo de número 0061165-52-2016.8.06.0064, por envolvimento em crimes de “tráfico de drogas e condutas afins”, segundo o Ministério Público, são:

01 – Felipe da Silva Maia
02 – Francisco Rufino Silva Filho
03 – Leandro de Sousa Teixeira
04 – Eliádila Mariano Marques
05 – Lievano Gredson de Andrade Camelo
06 – Maria José Fernandes Nobre
07 – Henneo Ribeiro de Sousa
08 – Francisco Márcio Teixeira Perdigão
09 – Francisca Francilene Teixeira Perdigão 
10 – Maria das Graças Teixeira Freitas
11 – Crisvan Lacerda de Queiroz
12 – Alexandrina Cabral Pessoa
13 – Dickson Ferguson Soares de França
14 – Francisco Enéas Barreira Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário