segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

ENCONTRO EM ORÓS - Guardadores de experiências são pessimistas sobre chuvas

Reunidos sob a sombra de um pé de cajarana, os participantes trocam experiências, falam da vida no sertão, dos anos secos

As observações de agricultores sobre a natureza, plantas, pássaros, insetos, floração de árvores, estrelas, lua e vento podem indicar características da quadra chuvosa que se aproxima no Ceará. No sítio Aroeiras, em Guassussê, na zona rural de Orós, um grupo de agricultores participou do Encontro dos Guardadores de Experiências Populares de Chuva e de Sementes no Sertão. A maioria revela a crença em mais um ano de reduzidas chuvas e de inverno tardio.
Reunidos sob a sombra de um pé de cajarana, os participantes trocam experiências, falam da vida no sertão, dos anos secos, das dificuldades sem água. "Chuva mesmo para encher açude só em 2020", avisa o agricultor, Francisco Vítor de Araújo, 68. "Neste ano, será mais uma vez fraco, inverno irregular e fino".
Um dos mais experientes observadores, o agricultor aposentado Antônio Alcântara, 84, mostrou-se preocupado. "Queira Deus que eu esteja enganado, mas será um inverno irregular", afirma. "O vento Aracati veio tarde e falhou".
O temor de mais um ano de chuvas abaixo da média instala-se entre os participantes, mas alguns mantêm a fé de que as coisas vão melhorar depois de seis anos seguidos de chuva irregulares e abaixo da média, com perda sucessiva das reservas hídricas.
O posicionamento da estrela Dalva, em janeiro, o nascer da primeira lua cheia do ano, acompanhada ou não de nuvens, o surgimento do sol, a ocorrência de chuva ou não em dias santos, a regularidade do vento Aracati, que sopra do mar para o sertão entre setembro e dezembro, o posicionamento do ninho do João de Barro e do enxu de abelha. Tudo isso faz parte das observações dos profetas da chuva.
A iniciativa do encontro é do projeto Sertão Vivo e tem por objetivo manter a tradição, a memória dos antepassados que costumavam fazer previsões acerca do inverno. Neste ano, foi a 9ª edição, que reuniu um maior número de participantes. O músico Zé Vicente, que mantém o projeto Sertão Vivo com encontros de agricultores, promovendo a arte e a cultura, diz que o encontro dos agricultores visa à manutenção da memória dos ancestrais.
No sítio Aroeira, o Encontro dos Guardadores de Experiências Populares de Chuva e de Sementes no Sertão, é realizado sempre no Dia de Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário