terça-feira, 9 de janeiro de 2018

NORDESTE - Inpe prevê chuvas abaixo da média no primeiro trimestre

Fortaleza acumulou apenas 14,6 milímetros em dezembro

Dentre as nove capitais nordestinas, Fortaleza foi a que registrou o menor volume de chuvas no último mês de 2017. A Capital cearense acumulou apenas 14,6 milímetros em dezembro, quase 72mm a menos que a líder Teresina, no Piauí, onde o acúmulo foi de 86,4mm no período, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A projeção do instituto para este trimestre - meses de janeiro e fevereiro, que correspondem à pré-estação no Ceará; e março, primeiro mês da quadra chuvosa cearense -; também não é favorável: segundo o Inpe, a probabilidade de a Região Nordeste ter chuvas abaixo da média no período é de 40%, contra 35% de provável volume dentro da média e 25% acima.

Previsão - As expectativas para os próximos três meses, como projeta o Inpe, não são animadoras. Em reunião realizada no mês passado, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em parceria com outras instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, apontou para "uma situação preocupante para o Nordeste", como define o instituto.
As previsões mais recentes indicam que a ZCIT deve atuar de forma desfavorável à região, permanecendo mais para o norte de sua posição, "o que resultaria em déficit de precipitação para a Região do Nordeste no trimestre janeiro/fevereiro/março", conforme o Inpe.
A previsão não aponta as probabilidades de chuvas para o Ceará, mas reforça que o Estado, assim como quase 100% da Região Nordeste, está inserido em uma faixa negativa, a qual prevê 40% de chances de precipitações abaixo da média no trimestre. O prognóstico das chuvas no Estado, entretanto, só deve ser divulgado pela Funceme no próximo dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário