terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Ventania destrói 60 hectares de banana em Cariús

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2018/01/1-destrui%C3%A7%C3%A3o-bananeiras-foto-de-Hon%C3%B3rio-Barbosa-IMG_2307.jpg
Plantio ficou destruído na localidade de Maurícia em Cariús

Uma ventania destruiu cerca de 60 hectares de banana da variedade pacovan na localidade de Maurícia, zona rural de Cariús, na região Centro-Sul do Ceará na noite do último domingo (14). Os produtores rurais ainda não totalizaram o prejuízo, mas o clima entre os fruticultores é de desolação. Nas roças, as bananeiras estão caídas e é preciso pelo menos dez meses para a produção ser retomada.
Este é o quinto ano seguido que se registra destruição de bananal por causa de ventos fortes na região. As áreas atingidas ficam localizadas no entorno do Rio Jaguaribe e formam um dos maiores corredores de produção de banana do Ceará. O problema recorrente ocasionou no período da queda seguida de safra, desestímulo entre os fruticultores e redução das áreas cultivadas.
Geralmente, a ventania vinha ocorrendo no final do mês de dezembro e atingia áreas variadas nas localidades de Cardoso, Quixoá, Barro Alto em Iguatu, e Maurícia e outros sítios em Cariús.
Pelo menos cinco produtores foram atingidos pelo vendaval somente na localidade de Maurícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário