terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Açude Santo Antônio do Pitaguary sangrou nesta segunda-feira

Açude sangrando
O Açude da Reserva Santo Antônio Pitaguary, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, sangrou nesta segunda-feira, 26. Imagens publicadas nas redes sociais pelo prefeito Firma Camurça mostram o açude sangrando.
"Bendita chuva que traz vida para nossa terra. Que neste inverno possamos superar a seca, no Ceará e em todo Brasil", escreveu Camurça na publicação.
Dos quatro postos de chuva do município, o que registrou maior precipitação foi o de Museu Rodolfo Teofilo, com 13,2 mm. O açude do Pitaguary não é monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Este é pelo menos o quarto reservatório a passar da capacidade máxima nesta quadra chuvosa. No último dia 24, o reservatório Germinal, localizado em Palmácia, sangrou. Os outros açudes do Ceará que ultrapassaram o limite foram Caldeirões, em Saboeiro, e a Barragem do Cocó, na Capital.
Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, sete estão com volume acima de 90%. Estão na iminência de sangrar os reservatórios de Itaúna (Granja), Tucunduba (Senador Sá), Maranguapinho (Maranguape) e Tijuquinha (Baturité).
Ainda conforme o monitoramento da Cogerh, outros 120 açudes estão com volume inferior a 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário