sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Último fim de semana do mês deve ser de chuvas em todas as regiões do Ceará

Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. (Foto: Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares)
Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média

O último fim de semana do mês de fevereiro deverá ser chuvoso, segundo previsão do tempo realizada nesta sexta-feira (23) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme análise de imagem de satélite, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa do Nordeste está contribuindo para a formação de nuvens de chuvas em todo o Estado, principalmente no Centro-Norte.
Pelo menos 84 cidades do Ceará registraram chuvas no período entre 7h de quinta-feira (22) e esta sexta-feira (23), segundo balanço divulgado pela Funceme. Maior precipitação aconteceu na cidade de Meruoca, Região Norte do Estado com 82 milímetros.
Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. Até esta sexta-feira (23), o volume observado é de 168,3 milímetros, o que representa 41,9% acima da média histórica. O Litoral Norte e o Cariri puxam os dados positivos com volumes observados de 267,7 mm e 224,3 mm, respectivamente.
Maior chance de volume de chuva acima da média - O Ceará tem 45% de chances de ter chuva acima do normal nos próximos meses de março, abril e maio, segundo prognóstico divulgado pela Funceme na última quinta-feira (22). O prognóstico é mais otimista que o divulgado em 22 de janeiro, quando a Funceme previa 40% de possibilidade de chuva acima da média.
Conforme os dados apresentados, há 35% de chances de chuva em torno do normal e 20% para chuvas abaixo do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário