sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Cocó é o segundo reservatório a sangrar no Ceará em 2018

Cocó é o segundo reservatório a sangrar no Ceará em 2018 (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Cocó é o segundo reservatório a sangrar no Ceará em 2018

A barragem do Rio Cocó sangrou nesta sexta-feira (23) após uma sequência de chuvas no mês de fevereiro em Fortaleza. A capital cearense acumula 260 milímetros de chuva desde o dia 1º deste mês, mais que o esperado para todo mês de fevereiro, que é de 175 milímetros.
O reservatório tem capacidade para mais de cinco milhões de metros cúbicos de água, e a barragem foi construída em 2017 para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza. O governo estuda também utilizar a água do Cocó para abastecer a região.
O Cocó foi o segundo reservatório entre os 155 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a sangrar neste ano. O primeiro foi o Caldeirões, na cidade de Saboeiro, na última terça-feira (20).

Barragem do Cocó foi criada para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Barragem do Cocó foi criada para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza

Também sangrou nesta sexta o Balneário de Massapê, na Região Norte do Ceará. Choveu em fevereiro no município de Massapê 225 milímetros.
Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 2,1% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 5,83%. Isso deve ocorrer com o aumento do volume de água nas bacias que recarregam o reservatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário