sexta-feira, 30 de março de 2018

CELEBRAÇÃO - De onde vem a tradição católica de não comer carne vermelha na Semana Santa

A última ceia

O Domingo de Páscoa e os dias que o antecedem marcam o período mais importante do cristianismo. Há ritos realizados há vários séculos e que se incorporaram à tradição, como a ausência de carne vermelha na mesa de fieis durante o período da Quaresma ou Semana Santa. A Igreja recomenda essa privação como forma de lembrar o sacrifício de Jesus ao ser crucificado. As ações servem para o cristão sentir na própria pele um pouco do sofrimento de Cristo.
Para os católicos, a Quaresma é iniciada 40 dias antes da Páscoa, na Quarta-Feira de Cinzas. A Semana Santa começa no domingo de Ramos, quando se recorda a entrada de Cristo em Jerusalém, uma semana antes da Páscoa, data que marca a ressurreição de Jesus.
A tradição de não comer carne vermelha e substituí-la por peixe não é expressa no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, que trata dos dias de penitência. Não referência à proibição da carne de boi ou liberação somente da de peixes. O Código estabelece que o fiel deve se abster de carne ou outro alimento, como penitência pessoal.
Existem ainda outras tradições no período como o jejum e a abstinência. Há dois períodos do ano em que essas práticas são realizadas: na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário