sexta-feira, 27 de abril de 2018

ASTRONOMIA - Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu no Ceará até o dia 30

Habitantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil podem observar, até a próxima segunda-feira, 30, a chuva de meteoros, causada por resíduos do cometa Thatcher (C/1861 G1). O fenômeno acontece desde o começo da segunda quinzena de abril e teve seu ápice registrado no último domingo, 22. Conforme os observadores do Instituto Exoss Citizen Science, o melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer.
Informações do instituto apontam que essa chuva é mais visível no hemisfério Norte. Por isso, no Brasil, apenas as regiões Norte e Nordeste do País podem observar o fenômeno com clareza a olho nu.
O fenômeno é formado quando ''rastros de poeira deixados pelo cometa ao orbitar o Sol entram em contato com a atmosfera terrestre''. Ao entrar em contato com a Terra, esses fragmentos se aquecem e emitem luz. Devido a isso, é possível observar a formação de traços luminosos com brilho intenso no céu.
No Ceará, a Seara da Ciência, em parceria com a Brazilian Meteor Observation Network(BRAMON), realiza estudo para dimensionar os impactos desses meteoros na Lua.
A chuva de meteoros pode ser vista no Ceará a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário