segunda-feira, 23 de abril de 2018

Projeto coordenado pelo secretário executivo da SRH, Aderilo Alcântara, garante segurança hídrica no Centro-Sul cearense

Secretário executivo da SRH, Aderilo Alcântara

Garantir abastecimento de água para as futuras gerações. Esse é o objetivo do projeto de Avaliação Hidrogeológica Quali-Quantitativa, desenvolvido pelo Governo do Estado, que envolve as bacias dos municípios de Iguatu, Orós, Quixelô e Icó.
O objetivo é identificar e mapear os mananciais dos lençóis subterrâneos, visando ao seu aproveitamento hídrico.
Inédito na região, o projeto está sendo desenvolvido pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Estado. O estudo tem um custo superior a R$ 1 milhão de reais. O processo licitatório já foi concluído pelo Estado, faltando apenas a assinatura da ordem de serviço, que deverá ocorrer em breve.
O secretário Executivo da SRH, Aderilo Alcântara, é o coordenador do projeto. Ele ressalta a importância desse estudo, e lembra que o Ceará vive um momento crítico de escassez d’água, por conta de vários anos seguidos de estiagem, e que as estatísticas mostram a necessidade de se pensar em novos meios adequados para usufruir da água existente no subsolo.
Aderilo aponta que através desse monitoramento será possível avaliar a qualidade e quantidade dos aquíferos, facilitando assim o trabalho de perfuração de poços nessas regiões, proporcionando, dessa forma, uma segurança hídrica maior para a população.
“Não podemos sair por aí perfurando e definindo poços sem conhecer a área. E esse projeto chega num momento em que o Ceará vive uma escassez de água muito grande, e com esse trabalho, que em breve estaremos iniciando, certamente iremos ter uma segurança hídrica maior. A perfuração de poços vai proporcionar uma oferta de água maior, tanto para o consumo humano como também para o uso na produção de alimentos e outras atividades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário