terça-feira, 10 de abril de 2018

QUADRA CHUVOSA - Castanhão e Orós recebem recarga após chuvas no fim de semana


ORÓS, segundo maior açude do Ceará, teve 0,5 ponto percentual de recarga no fim de semana  MATEUS DANTAS
ORÓS, segundo maior açude do Ceará, teve 0,5 ponto percentual de recarga no fim de semana

As chuvas que banharam o Ceará no último fim de semana representaram recarga nos principais açudes. Tanto o maior reservatório do Estado, o Castanhão (bacia do Médio Jaguaribe), quanto segundo, o Orós (Alto Jaguaribe), receberam aporte nos últimos dias. Ainda com volume bastante baixo (4,6% da capacidade), o Castanhão recebeu 32,8 milhões m³ de sexta, 6, até ontem. A recarga ocorre desde o início de abril e após um mês de março com chuvas abaixo da média. Entre a manhã de domingo e a manhã de ontem, 119 municípios registraram precipitações.
Todo o Ceará está com 9,75% da capacidade hídrica. Com as chuvas dos últimos dias, o açude Orós passou de 6,65% da capacidade na sexta-feira para 7,17% nessa segunda.
Conforme dados preliminares de chuva mensal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os primeiros nove dias de abril apontam média de 74,8 milímetros (mm) em todo o Ceará. O normal do mês é 188 mm.
Além do Castanhão e do Orós, outros reservatórios se destacaram em aporte: Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Caxitoré, Edson Queiroz, Frios, Jaburu I, Pedras Brancas e Taquara. Dos 155 monitorados no Estado, 81 tiveram alguma recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário