sábado, 19 de maio de 2018

LAVA-JATO - Com Dirceu, cúpula do 1º governo do PT está presa

Primeiro integrante do chamado "núcleo duro", do primeiro mandato de Lula, a virar alvo da Operação, José Dirceu voltou à carceragem da PF

Com a prisão de José Dirceu, todo o trio que comandou o País em meados da década passada está detido agora. O ex-presidente Lula, preso no último dia 7 de abril, teve como principais nomes no início de seu mandato Dirceu, chefe da Casa Civil de 2003 a 2005, e Antonio Palocci, ministro da Fazenda de 2003 a 2006.
Dirceu coordenou a vitoriosa campanha de Lula em 2002, após três derrotas seguidas do petista em eleições presidenciais, e logo assumiu a articulação de seu governo.
Palocci, então prefeito de Ribeirão Preto (SP), atuou na eleição na elaboração do programa petista e foi nomeado para a Fazenda em um período em que a gestão da economia pelo PT era vista com muita desconfiança.
Suas propostas de moderação e ajustes fiscais eram um trunfo para obter credibilidade junto ao mercado. À época, Dirceu e Palocci eram especulados como possíveis sucessores de Lula e disputavam prestígio.
O chefe da Casa Civil foi o primeiro a sair de cena. Após ser acusado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) no escândalo do mensalão, em junho de 2005, deixou o ministério de Lula e voltou à Câmara. Acabou cassado no mesmo ano e não voltaria mais a ocupar cargos públicos. Em 2012, foi condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal no caso.
Palocci se manteve no governo por mais alguns meses. Deixou a Fazenda em março de 2006, em meio a suspeitas de ter atuado na quebra do sigilo bancário de um caseiro que havia relatado sua presença em reuniões com lobistas. Elegeu-se deputado federal naquele ano e assumiu a Casa Civil no início do governo Dilma, em 2011.
Os caminhos dos três voltaram a se encontrar com a deflagração da Operação Lava-Jato. Dirceu foi o primeiro a se tornar alvo da operação, após acordos de delação que o apontavam como beneficiário de pagamentos em contratos entre empreiteiras e a Petrobras. Foi preso preventivamente na operação em agosto de 2015 e condenado em 2016, mas obteve um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal em maio de 2017.
Lula foi alvo de mandado de condução coercitiva na Lava-Jato em março de 2016 e virou réu no Paraná em setembro daquele ano acusado de receber propina da empreiteira OAS com a reforma e reserva de um tríplex em Guarujá (SP). Foi condenado em 2017 e apelou em liberdade, mas teve a prisão decretada no início do mês com o esgotamento de seus recursos na segunda instância. A pena imposta é de 12 anos e um mês.
Palocci está preso preventivamente desde setembro de 2016 sob suspeita de gerenciar propina da empreiteira Odebrecht a favor do PT. Foi condenado em 2017 a 12 anos e dois meses de prisão, em caso ainda não julgado na segunda instância. Entre os três, apenas ele disse publicamente ter cometido irregularidades. Em setembro do ano passado, prestou um depoimento a Moro em que afirmou que Lula tinha um "pacto de sangue" com a empreiteira Odebrecht.
O ex-ministro da Fazenda negocia um acordo de colaboração com a Lava-Jato, não concretizado. Está detido no mesmo prédio da sede da PF no Paraná que abriga Lula, embora os dois não tenham contato na prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário