segunda-feira, 7 de maio de 2018

Lula completa um mês preso na sede da PF em Curitiba

Lula completa hoje 31 dias de prisão
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta segunda-feira (7) um mês de prisão na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).
Desde 7 de abril, quando se entregou à Polícia Federal em São Paulo e foi encaminhado para a Superintendência da PF na capital paranaense, a defesa de Lula entrou com seis pedidos de liberdade à Justiça, dos quais dois já foram negados.
O primeiro deles foram os embargos dos embargos de declaração apresentados ao TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a segunda instância da Lava Jato.
A defesa de Lula pedia a reversão da prisão alegando que a 8ª Turma do tribunal não havia analisado, nos embargos de declaração anteriores, a competência do juiz Sérgio Moro para julgar o caso na primeira instância. Os advogados também afirmaram que a segunda instância ainda não havia sido esgotada quando a ordem de prisão foi decretada.
A 8ª Turma, no entanto, sequer reconheceu o pedido alegando que o novo recurso se tratava de um reexame da condenação, o que não seria possível fazer.
A alegação de suspeição de Moro faz parte de todos os recursos apresentados pela defesa de Lula. Os advogados também apontam falta de provas materiais na ação, cerceamento da defesa e violação do juízo natural — ou seja, de que o caso não deveria tramitar na 13ª Vara Criminal de Curitiba, onde atua Moro.
Mas esses argumentos também foram rejeitados na última sexta-feira (4), mais uma vez pelo TRF4. Ao entrar com os recursos especial e extraordinário — direcionados ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal), respectivamente, mas que devem ser analisados primeiramente pelo TRF4 —, a defesa de Lula fez mais um pedido para suspender a condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário