segunda-feira, 21 de maio de 2018

QUADRA CHUVOSA - Ceará atinge média histórica e pode superá-la

As últimas semanas de maio marcam também o fim desta quadra chuvosa, iniciada em fevereiro. Até o final do mês, a tendência é de eventos de chuva, conforme a Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mas a média histórica já foi atingida.
Com essas chuvas, o Ceará pode continuar na média ou ultrapassá-la ligeiramente. Do início da quadra chuvosa até o momento, a Funceme registrou um volume de 581,7 milímetros (mm) de chuvas, um desvio de 3,2% abaixo da média (600,7 mm). Mesmo com esse percentual, já se pode considerar que a média histórica foi alcançada.
Ainda assim, as precipitações de maio continuam inconstantes. Até o momento, choveu 65,6 mm no mês, 27,6% abaixo da média estadual (90,6 mm).
Entre o domingo e esta segunda-feira, 21, choveu em apenas 11 municípios do Estado. O maior volume pluviométrico concentrou-se em Tururu, no Litoral de Pecém, com 30 mm. Umirim vem em seguida, com 20 mm. Em Crateús, no Sertão Central e Inhamuns, o volume observado foi de 19 mm. Esses dados parciais são da Funceme.

Confira as maiores chuvas

Tururu - 30.0 mm
Umirim - 20.0 mm
Crateús - 19.0 mm
Novo Oriente - 5.0 mm
Pentecoste - 4.2 mm
Nova Russas - 4.0 mm
Beberibe - 3.0 mm
Caridade - 2.0 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário