domingo, 1 de julho de 2018

Decreto do Governo reserva 30% de vagas de estágio no setor público para estudantes negros

O presidente da República, Michel Temer, assinou um decreto que determina que 30% das vagas em processos de seleção de estagiários no serviço público sejam destinadas para estudantes negros.
De acordo com Temer, o decreto assinado é um documento histórico e não deixa de ser uma forma de combater o racismo.
“Eu considero, e acho que todos nós consideramos um documento histórico de inclusão social, pois nós estamos dando mais oportunidades para o segmento da população que enfrenta, vamos ser muito claros, enfrenta o conhecido histórico de exclusão, que é vítima, naturalmente, das mais diferentes formas”.
O decreto estabelece a reserva de vagas em seleções para estágio no âmbito da administração pública federal direta (Presidência da República e Ministérios), autárquica (Banco Central, INEP, Cade e CNPq, por exemplo) e fundacional (como a Fundação Nacional de Artes – Funarte, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a Fundação Nacional do Índio – FUNAI e Fundação Alexandre de Gusmão), conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo IBGE.
O Banco do Brasil, a Petrobras, o Banco de Brasília e a Caixa Econômica Federal já aderiram voluntariamente à nova regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário