segunda-feira, 16 de julho de 2018

Sequência de sete chacinas no Ceará neste ano deixou 48 pessoas mortas

Na madrugada do dia 27 de janeiro, 14 pessoas foram mortas nesta casa de shows, em Fortaleza

Sete chacinas ocorridas em menos de sete meses no Ceará, neste ano, deixaram um saldo trágico de 48 pessoas mortas. Somente no fim de semana passado, em dois assassinatos coletivos, nove pessoas acabaram executadas sumariamente. Os crimes ocorreram entre a sexta-feira (13) e o sábado (14), no intervalo de menos de 24 horas.
Os motivos das matanças são variados, desde briga entre facções criminosas a rixas entre famílias, casos de vingança pessoal a “acertos de contas” entre bandidos.  Dos sete casos registrados neste ano no Ceará, dois deles ocorreram em Fortaleza e deixaram 21 mortos, nas chacinas do “Forró do Gago”, no bairro Cajazeiras, na madrugada do dia 27 de janeiro; e na “Chacina do Benfica”, que causou sete assassinatos na noite de 9 de março.
A mais grave chacina, com maior número de vítima, ocorreu por conta da “guerra” travada entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE). Catorze pessoas foram mortas dentro da casa de forró, sendo oito mulheres e seis homens. A Polícia conseguiu identificar 12 pessoas envolvidas na matança. A maioria já foi presa.

Veja, a seguir, um resumo dos sete casos, com os nomes das 48 vítimas

1 – (8 de janeiro) – Na localidade Serra Pelada, zona rural do Município de Maranguape, na RMF, uma chacina dentro de uma residência deixou quatro homens mortos. A matança teve relação com a guerra entre facções criminosas. Os quatro mortos foram identificados como: Joaquim Monteiro da Silva Neto, João Lucas de Sousa Morais, Antônio Hiberson Brito Jacinto e Rhuan Ferreira de Sena.

2 – (27 de janeiro) – Uma matança aconteceu na casa de shows “Forró do Gago”, na comunidade Barreirão, bairro Cajazeiras, em Fortaleza, com 14 pessoas assassinadas, sendo oito mulheres e seis homens, se constituindo na maior chacina já ocorrida no Ceará nos últimos anos.  Os mortos foram: Maíra Santos da Silva, Maria Tatiana da Costa Ferreira, Brenda Oliveira de Menezes, Raquel Martins Neves, Luana Ramos da Silva, Renata Nunes de Sousa, Marisa Mara Nascimento da Silva, Edneusa Pereira de Albuquerque, José Jéfferson Sousa Ferreira, Wesley Breno Santos Nascimento, Natanael Abreu da Silva, Antônio Gilson Ribeiro Xavier, Raimundo da Cunha Dias e Antônio José Dias de Oliveira.

3 – (29 de janeiro) – Durante uma briga entre presos da Cadeia Pública da cidade de Itapajé, 10 detentos foram assassinados a golpes de “cossocos”, facas, punhais e outros instrumentos. Matança ligada à guerra das facções.  Os mortos foram: Alex Alan de Sousa Silva, Francisco Emanuel de Sousa Araújo, William Aguiar da Silva, Francisco Hélder Martins Miranda, Carlos Bruno Lopes da Silva, Caio Mendes Mesquita, Francisco Mateus da Costa Mendes, Francisco Davi de Sousa Mesquita, Manuel da Silva Viana e Francisco Elenilson de Sousa Braga.

4 – (9 de março) – Sete pessoas foram assassinadas no bairro Benfica, em Fortaleza, por conta de uma rivalidade de facções criminosas. A matança começou na Praça da Gentilândia e se estendeu pelas ruas próximas, atingindo também a sede de uma torcida organizada de futebol (TUF). Os mortos eram: Antônio Igor Moreira e Silva, Emilson Bandeira de Melo Júnior, Carlos Victor Menezes Barros, Pedro Braga Barroso Neto, Joaquim Vieira de Lucena Neto, Adenilton da Silva Ferreira e José Gilmar Furtado de Oliveira Júnior.

5 – (28 de junho) – Quatro pessoas são mortas a tiros dentro de um barraco em um assentamento nos arredores da cidade de Quixeramobim (três mulheres e um homem).  Os mortos foram identificados como Antônia Damila Alves Pereira, 25 anos;  Débora Mayra do Nascimento, 16; Antônia Heyla Ferreira Galdino, 20;  e Adahil Rodrigues da Silva, 20 anos.

6 – (13 de julho) – Chacina com cinco mortos na localidade Sítio Cafundó, em Palmácia. Bandidos invadiram uma residência e seqüestraram as vítimas, que foram mortas logo depois. Os mortos foram identificados como: Antônio Barbosa de Sousa, Paulo Sérgio dos Santos da Silva, Francisco Antônio Pereira de Abreu, José Roniely Costa Pereira e José Edson Ferreira dos Santos.

7 – (14 de julho) – Quatro pessoas foram assassinadas na localidade Sítio São Francisco, zona rural do Município de Quiterianópolis. Os quatro foram identificados como José Jocey Gonçalves Cavalcante, José Josailton Gonçalves Cavalcante (irmãos gêmeos), Cícero Gonçalves do Nascimento (tio deles); e Joana de Deus Gonçalves (mãe dos irmãos gêmeos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário