segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ABUSOS SEXUAIS - Papa pede perdão a irlandeses por escândalos

Papa Francisco falou durante missa para meio milhão de irlandeses BEN STANSALL/AFP
Papa Francisco falou durante missa para meio milhão de irlandeses

O papa Francisco enumerou neste domingo, 26, em uma missa em Dublin, uma grande de lista de "perdões" às vítimas de abusos cometidos por padres ou instituições religiosas na Irlanda, no segundo dia de sua visita ao país.
Em sua primeira intervenção, Francisco surpreendeu ao pronunciar em espanhol uma ladainha de perdão "aos sobreviventes dos abusos de poder, de consciência e sexuais" na Irlanda. Listando todos os crimes cometidos, pediu perdão "às crianças que foram tiradas de suas mães" porque engravidaram fora do casamento. Também acusou "membros da hierarquia que se calaram". "E pedimos perdão pelos casos de exploração trabalhista à qual muitos menores foram submetidos", acrescentou.
Desde 2002, mais de 14.500 pessoas foram vítimas de abusos sexuais por membros do clero na Irlanda. A hierarquia da Igreja irlandesa é acusada de ter encoberto centenas de padres. Várias investigações também revelaram práticas ilegais de adoção de crianças nascidas de mulheres solteiras, realizadas pelo Estado irlandês com a cumplicidade da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário