domingo, 5 de agosto de 2018

Após 5 anos - Avós levam caso Pesseghini à OEA

O casal de policiais militares Andréia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, e Luís Marcelo Pesseghini, com o filho, Marcelo Pesseghini, de 13 anos (Foto: Reprodução/TV Globo)
O casal de policiais militares Andréia, de 36 anos, e Luís Marcelo, com o filho, Marcelo Pesseghini, de 13 anos

Após cinco anos, advogados dos avós paternos de Marcelo Pesseghini informam ter procurado a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (EUA), para tentar reabrir o caso da chacina da família dele em São Paulo.
A investigação policial foi arquivada ao concluir que o estudante Marcelinho, de 13 anos, baleou e matou o pai e a mãe policiais militares, a avó materna e a irmã dela, tia-avó do adolescente. Em seguida, ele se suicidou com um tiro na cabeça no dia 5 de agosto de 2013. Todos morreram na casa onde moravam na Zona Norte.
Nenhum vizinho, porém, ouviu os disparos que mataram o garoto; o pai dele, o sargento das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Luís Marcelo Pesseghini, de 40 anos; a mãe, a cabo Andréia Bovo Pesseghini, de 36; a avó materna, Benedita de Oliveira Bovo, 67; e sua tia-avó Bernadete Oliveira da Silva, 55.
A arma usada foi uma pistola .40 de Andréia. Todas as vítimas estavam dormindo, segundo a polícia. O motivo do crime, de acordo com laudo psiquiátrico, foi uma doença mental que levou Marcelinho a acreditar que era o personagem do game Assassins Creed, um assassino profissional.

Marcelo Pesseghini colocou a foto do personagem do jogo Assassins Creed um mês antes do crime cometido em 2013 (Foto: Reprodução/Arquivo)
Marcelo Pesseghini colocou a foto do personagem do jogo Assassins Creed um mês antes do crime cometido em 2013

Avós paternos - Mas essa versão oficial da Polícia Civil não convenceu o casal Maria José Uliana Pesseghini, 68, e Luís Pesseghini, 69, respectivamente avó e avô de Marcelinho.
O que faz Luiz acreditar que Marcelinho não matou a família é o temperamento do neto. “Ele era tímido, dócil. A investigação só se preocupou em acusar o menino ao invés de procurar quem seria o verdadeiro assassino”.

OEA - Advogada contratada para defender os interesses dos avós paternos, afirma que já encaminhou documentos à CIDH da OEA que comprovariam a inocência do neto deles na tragédia que comoveu o Brasil e ainda gera dúvidas.
De acordo com a advogada, o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) apontou Marcelinho culpado desde o início e deixou de investigar outros prováveis suspeitos pela chacina.

Polícia - No ano passado, o DHPP informou ter depoimentos e laudos de balística que provam que Marcelinho assassinou a família e se matou. Como o assassino morreu, segundo a polícia, a investigação encerrou o caso e o arquivou sem responsabilizar mais ninguém.
Ainda segundo o Departamento de Homicídios, após matar a família com a arma da mãe, ‘Marcelinho’ pegou o carro dela, um Corsa, e o dirigiu até a rua do colégio onde estudava. Câmeras de segurança gravaram o veículo chegando e o adolescente saindo dele.
O local fica distante cerca de 5 km de onde morava. Ele dormiu dentro do automóvel e então foi para a aula. Lá, contou para os amigos que havia matado a família, mas ninguém acreditou nele. Em seguida, pegou carona com um amigo no carro do pai deste e voltou à residência, onde se matou.

Foto da perícia mostra mão esquerda de Marcelo perto de arma.  (Foto: Reprodução)
Foto da perícia mostra mão esquerda de Marcelo perto de arma

Parecer técnico dos Estados Unidos, de um perito particular contratado pela advogada dos avós paternos de ‘Marcelinho’, aponta ter ocorrido ‘manipulação’ em um vídeo que serviu para a polícia culpá-lo pela chacina da família em São Paulo.
Um vulto não identificado próximo a ‘Marcelinho’ poderia ser o verdadeiro assassino. Um vídeo obtido pela advogada também mostra testemunhas contando que a morte dos Pesseghini poderia estar relacionada a uma possível execução.
À época do crime, a mãe de ‘Marcelinho’ pretendia revelar a seus superiores na Polícia Militar a descoberta de um esquema de corrupção envolvendo policiais militares. Onde o filho dela estudou tinham outros alunos dos quais os pais eram PMs.
Além disso, a arma do crime teria sido encontrada na mão esquerda do garoto, mas ele seria destro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário