sexta-feira, 24 de agosto de 2018

CEARÁ - Chega a oito número de policiais assassinados em 2018 - Média de um por mês

Ataque desta quinta-feira vitimou três policiais no bairro Vila Manoel Sátiro

O Ceará atingiu, nesta quinta-feira, 23, a marca de oito assassinatos de policiais em 2018. Com a execução de um sargento, um subtenente e um tenente na Vila Manoel Sátiro, o Estado chegou à média de um homicídio de policial por mês. Nos dois anos anteriores, o Ceará foi um dos quatro estados do País onde mais policiais são mortos. Os dados são da Associação dos Profissionais de Segurança (APS) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

1º - Petronilo Leonardo da Silva Neto - O primeiro policial morto em 2018 foi o sargento da reserva Petronilo Leonardo da Silva Neto, policial da reserva de 63 anos, no dia 21 de janeiro, no bairro Conjunto Esperança, após ser abordado por um homem que disparou várias vezes contra o PM.

2º - Francisco Wagner Alves de Araújo - Um mês depois, no dia 24 de fevereiro, o agente da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) sargento Francisco Wagner Alves de Araujo foi morto ao trocar tiros com policiais do grupamento do Batalhão de Policiamento de Ronda e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), na BR-222, em Caucaia. ( Policia matando polícia ).

3° - Marcos Antônio de Sousa Ribeiro - No primeiro dia de março mais um policial foi morto. O cabo da PM Marcos Antônio de Sousa Ribeiro era destacado na 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Guarda de Estabelecimentos Penitenciários (BPGEP), foi morto enquanto chegava na sua residência no bairro Jangurussu, em Fortaleza. Neste caso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social considera a morte do PM como se ele estivesse de serviço por estar em trânsito do trabalho para sua casa.

4º - Francisco Bonivarde Castelo Branco Naum – O quarto policial morto em 2018 foi o sargento da PM Francisco Bonivarde Castelo Branco Naum, que no dia 1º de maio foi assassinado por um inspetor da Polícia Civil que após discussão trocaram tiros em barraca de praia. O PM de 28 anos foi atingido e morreu. ( Polícia matando polícia ).

5º - Juciano de Lima Barbosa - No fim de julho, o subtenente aposentado da PM Juciano de Lima Barbosa foi morto por dois homens que chegaram ao local onde o policial da reserva comemorava o aniversário do filho, no bairro Parque São José, e o alvejaram com dois tiros. Juciano chegou a ser atendido para o Frotinha da Parangaba, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

6º - José Augusto de Lima - 7º Antonio Cezar Oliveira Gomes e 8º Sanderley Cavalcante Sampaio - Passados alguns dias do último caso, três policiais foram mortos numa mesma ação. O sargento José Augusto de Lima, 58 anos, o 2º tenente Antonio Cezar Oliveira Gomes, 50, e o subtenente Sanderley Cavalcante Sampaio, 46. Das vítimas, apenas o último estava na ativa. Os três estavam num bar quando foram surpreendidos por homens armados em carro preto.

Anuário da Violência - No Ceará, 25 policiais foram mortos no ano passado e 26 no ano anterior. Durante o serviço nove policiais foram mortos em 2016 e dois foram mortos em 2017. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado no início deste mês com dados referentes aos últimos dois anos.
Segundo os dados, o Ceará foi o quatro estado do País onde mais morreram policiais em 2017. No ano anterior ocupou a terceira posição no nível nacional. Olhando somente a região nordeste, o Estado lidera o triste ranking.
Somente em Fortaleza, dois policiais foram mortos nos últimos dois anos enquanto estavam trabalhando. Em números absolutos, levando em consideração policiais mortos estando ou não de serviço, temos 14 mortes de profissionais de segurança, em 2016 e 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário