quinta-feira, 2 de agosto de 2018

CEARÁ - Reservatórios estão com 15,5% da capacidade - Transposição fica para fim do ano

CASTANHÃO receberá água do Rio São Francisco através da transposição Julio Caesar
CASTANHÃO receberá água do Rio São Francisco através da transposição

O Ceará está com 15,5% da capacidade total de armazenamento de água nos reservatórios. Isso representa um aumento de 4,8 pontos percentuais em relação ao nível registrado no mesmo período do ano passado, quando, exatamente dois meses após o fim da quadra chuvosa, o Estado contava com somente 10,7% da capacidade do sistema. Mesmo assim, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) ressalta que permanece a lógica de contenção d'água.
A transposição do Rio São Francisco, que era prometida pelo Governo Federal para este mês, foi novamente adiada. "A previsão é de que as águas do 'Velho Chico' corram por todos os 260 quilômetros de canais do Eixo Norte até o final deste ano", informou, em nota, o Ministério da Integração Nacional. Enquanto isso, o Ceará se vira com o pouco aporte que consegue de chuvas.
O Castanhão, principal reservatório do Estado, recebeu aproximadamente 480 milhões de metros cúbicos de água este ano, conforme o Portal Hidrológico do Ceará. Em comparação com o Orós, o segundo mais estratégico, o Castanhão foi o açude que se recuperou melhor com as chuvas da última quadra, saindo de 4,90% da capacidade no dia 1º de agosto de 2017 para 7,36% ontem.
Já o Orós, que desde o ano passado parou de ser utilizado para dar suporte ao abastecimento da RMF, saiu de 9,46% para 8,61%.

Chuvas - No último mês de junho, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o balanço da quadra chuvosa de 2018. As precipitações ocorreram em torno da média e se concentraram nas regiões do Litoral e Coreaú.

Comparativo dos açudes - 1º de agosto de 2017

O sistema de reservatórios estaduais estava com 10,7% da capacidade total

> Castanhã - 4,90%

> Orós - 9,46%

1º de agosto de 2018

O sistema de reservatórios estaduais estava com 15,5% da capacidade total

> Castanhão - 7,36%

> Orós - 8,61%

Nenhum comentário:

Postar um comentário